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Secom fecha 2018 com redução de custos e estratégias inovadoras de comunicação

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Com medidas de gestão para o controle de gastos e estratégias inovadoras na forma de comunicar e informar, a secretaria de Estado de Comunicação (Secom) chega ao fim de 2018 com as contas em dia e bons resultados na condução da mensagem governamental para os cidadãos. O balanço do ano foi apresentado pelo titular da pasta, o secretário Gonzalo Pereira, em reunião na tarde desta quarta-feira, 19, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

“Comunicação é uma ciência e, a partir dessa convicção, estabelecemos estratégias que nos deram precisão sobre onde queríamos chegar. `Cidadão catarinense´ – que é quem consome o nosso produto –  é uma definição muito genérica. Aprofundamos a forma de comunicar, conseguimos falar com públicos específicos e levar a informação essencial a eles”, destacou Pereira, que acredita ser essa a fórmula que resultou em campanhas publicitárias mais baratas e com maior alcance tanto em mídias digitais quanto em plataformas convencionais da comunicação pública.

O secretário também elogiou o corpo técnico da secretaria formado por uma equipe, segundo ele, “de múltiplas aptidões e bastante qualificada”. Entre as peças produzidas integralmente pela Secom, Gonzalo Pereira citou as campanhas “Nada Justifica”, de prevenção à violência contra a mulher; a “Compre de SC”, de estímulo ao consumo de produtos fabricados no estado; e “Juntos pelo trânsito seguro”, de humanização no trânsito envolvendo motociclistas.

Todas as campanhas resultaram de uma série de estudos sobre os públicos e os impactos das necessidades deles sobre serviços e resultados do Governo do Estado.“Hoje a Secom é imprescindível tanto para o papel de informar como para o suporte direto do gabinete do governador, com dados e conteúdo relevantes para a tomada de decisões do chefe do Estado”, observou o secretário.

Resultados

Gonzalo Pereira revelou que “fazer mais e melhor, com menos” foi a máxima perseguida por toda a equipe da Secom. Em 2018, foram registrados importantes marcas, não só no engajamento às plataformas de comunicação do Governo, mas na economia de recursos. O custeio operacional total da secretaria de Estado da Comunicação baixou R$ 440 mil se comparados os meses de janeiro a setembro de 2018 com o mesmo período de 2017.

Em 2018, a Secom zerou o número de patrocínios. Essa modalidade, em anos anteriores, como 2014, chegou a custar mais de R$ 4 milhões. A publicidade e propaganda da Administração Direta e Indireta nos veículos de comunicação do Estado representou em todo o ano de 2017, R$ 45,1 milhões. Entre os meses de janeiro a setembro de 2018, o valor totaliza, até o momento, cerca de R$ 13 milhões.

Comparados os meses de janeiro a setembro entre 2017 e 2018, as despesas com diárias reduziram R$ 88,2 mil. Os gastos com passagens e locomoção caíram R$ 32,6 mil e a economia em contratos administrativos, em 2018, foi de R$ 411,5 mil. As reduções também incluem R$ 112,1 mil em terceirizados.

Outra conquista comemorada pela equipe da Secom, no ano corrente, são os indicadores das mídias digitais. No Facebook do Governo do Estado, por exemplo, conforme a apresentação do secretário, o alcance saltou de um público de cinco milhões para 29 milhões (projetado até o fim de 2018). O engajamento obtido no primeiro semestre de 2018 superou o conquistado em todo o ano de 2017.

“É importante destacar que o acesso pela mídia digital também gera um tráfego para outras plataformas de conteúdo. Isso significa trazer o nosso público para dentro de toda uma estrutura ofertada pelo Governo do Estado e levar até a população as respostas, as informações e os serviços a que tem direito”, enfatizou Gonzalo Pereira.

Legado

Ao concluir a apresentação, o secretário reforçou que a Secom chega ao fim de 2018 sem nenhum gargalo de contingenciamento orçamentário, nem para o exercício de 2019. Para acompanhar com rigor o controle das despesas e identificar perfis importantes para a tomada de decisões, a secretaria implantou, sem nenhum custo, o Sistema de Informações Estratégicas da Comunicação.

Com a ferramenta é possível fazer a gestão da informação da Secretaria, englobando investimentos, a gestão qualitativa e quantitativa das matérias sobre o Governo na mídia, além de outros dados.

Entre os objetivos, centralizar e organizar os dados da Secretaria, facilitar a gestão dos investimentos e campanhas, formalizar e unificar o acesso e as informações sobre as obras e ações do Governo, além de visualizar dados por regiões ou municípios e obter rapidamente contatos internos e externos. As informações também servem de apoio ao gabinete do governador, com dados sobre obras, ações, investimentos, representantes políticos, veículos de comunicação, entre outros.

“Comunicação pública de qualidade se faz com gestão, criatividade e o imprescindível apoio das empresas de comunicação de todo o Estado. São eles que potencializam o acesso à mensagem principal do Governo, que é servir – também com informação – todo e qualquer cidadão”, concluiu Gonzalo Pereira.

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