Sebrae e Sicos se reúnem para discutir aperfeiçoamento do Programa Juro Zero
Na última terça-feira, 11, representantes da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) se reuniram com o Sebrae Santa Catarina para discutir futuras atualizações do Programa Juro Zero. O encontro inicial para um brainstorming aconteceu na sede do Sebrae e contou com a presença da gerente de microempreendedor individual, Laryssa Schmitz e o gerente de Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Papini. Do Sebrae, participou a analista técnica, Sílvia Carvalho.
Para o secretário da Sicos, Silvio Dreveck, o Programa Juro Zero foi feito para facilitar a vida de quem quer empreender, uma das diretrizes repassadas pelo governador Jorginho Mello. “Esse programa melhora o ambiente de negócios das cidades, faz com que estejam regularizados perante a Lei da Liberdade Econômica e permite que estejam inseridos em um ambiente favorável e competitivo e que beneficia toda a população”, enfatiza.
O diretor de Micro e Pequenas Empresas da Sicos, Fabiano Ceretta, explica que, o objetivo da nova gestão, em relação ao Juro Zero, é ampliar a informação da disponibilidade do programa, bem como discutir capacitações que visam preparar os empreendedores para um melhor uso dos recursos. “Essa capacitação vai permitir mais longevidade dos estabelecimentos. Por isso, a nossa ideia é adequarmos algumas coisas”, explica.
A gerente de microempreendedor individual, Laryssa Schmitz, complementa que a reunião serviu como um encontro inicial. “O Juro Zero é mais que um programa, é uma política pública de formalização e de apoio ao microempreendedor individual. Trata-se de um incentivo para aqueles que precisam crescer com o seu negócio. Com certeza, vamos trabalhar para auxiliar os MEIS que representam uma fatia importante da economia catarinense”, destaca.
Outras agendas devem acontecer nos próximos meses, inclusive com presença de outros órgãos e entidades, para ampliar a discussão.
Sobre o Juro Zero
Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e operacionalizado pelo Badesc, desde 2011, o programa tem o objetivo de apoiar o microempreendedor individual (MEI) e dar uma ajuda ao seu pequeno negócio.
Como funciona Pelo Juro Zero, o MEI recebe recursos financeiros para investir no seu negócio. Podem aderir ao programa todos os microempreendedores individuais que tiverem CNPJ regularizado e que residam em Santa Catarina. Os recursos financeiros são disponibilizados na forma de empréstimos, no valor de até R$ 5 mil, os quais devem ser pagos em oito parcelas.
Ao quitar as sete primeiras parcelas em dia, o MEI recebe a isenção da última, paga pelo Estado. O empreendedor tem direito a realizar até duas operações, sujeitas à análise de crédito nas instituições de microcrédito presentes em todas as regiões de Santa Catarina (OSCIPs), e pelas cooperativas do Sistema Sicoob, com operação do Badesc.
Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço
Pablo Mingoti | comunicacao@sde.sc.gov.br