SDS debate ações para a realização de projeto de proteção de recursos hídricos
Para discutir a execução do programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para proteção dos recursos hídricos, nesta quinta-feira, 16, foi realizada uma reunião na Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). “A ideia não deve ser focada apenas pelo valor financeiro. A preservação do meio ambiente deve ser uma questão de consciência”, analisa o secretário em exercício da SDS, Claudir Maciel.
Em maio, a SDS lançou uma consulta pública para a revisão da política de PSA, instituída pela Lei Estadual nº 15.133/2010, para que a mesma possa ser executada. A primeira iniciativa resultante dessa alteração será o projeto Águas@SC, focado em áreas estratégicas para proteção de mananciais para abastecimento público e privado em Santa Catarina.
Durante a reunião, representantes da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza apresentaram a metodologia Oásis de projetos de PSA aplicada em alguns municípios brasileiros. O encontro contou, ainda, com participação do diretor geral da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Estado de Santa Catarina (Agesan), Sérgio Grando, e de membros da diretoria de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da SDS.
Informações adicionais para a imprensa:
Michelle Nunes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
E-mail:michelle@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 9929-4998