Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. SDRs de Videira e...

SDRs de Videira e Joaçaba realizam III Conferência Regional de Promoção de Igualdade Racial

Com o objetivo de discutir os avanços e os desafios da igualdade racial no Brasil, as Secretarias de Desenvolvimento Regional de Videira e Joaçaba realizam a terceira edição da Conferência Regional de Promoção de Igualdade Racial. O evento será na próxima segunda-feira, 19, às 13h30, no auditório da Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos, em Joaçaba. O presidente do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes, José Ribeiro, participará do encontro.

Com o tema “Democracia e Desenvolvimento sem racismo: Por um Brasil Afirmativo”, a conferência proporcionará o debate sobre os avanços e desafios nas políticas de enfrentamento ao racismo e à promoção da igualdade racial. “A Conferência é realizada com o intuito de reafirmar e ampliar o compromisso dos governos e da sociedade com políticas públicas em prol da igualdade racial, além de contribuir para o desenvolvimento da justiça social”, destacou o secretário regional de Videira, Evandro Colle.

Discorrendo o tema central, quatro eixos nortearão os trabalhos durante o encontro, são eles: estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo;  políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios; arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias; participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

Na ocasião, além de definir as propostas, serão eleitos os delegados que representarão a região na etapa estadual, que acontece no dia 30 de agosto, em Florianópolis. Já a 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir) será realizada de 5 a 7 de novembro, em Brasília.

{article Josiane Ugolini – SDR Videira}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support