Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SDR Taió encaminha relatório...

SDR Taió encaminha relatório de demandas para elaboração do Plano Plurianual 2016-2019

A secretaria de Desenvolvimento Regional de Taió encaminhou para a Secretaria de Estado da Fazenda, nesta segunda-feira, 8, o relatório com as demandas regionais para elaboração do Plano Plurianual PPA 2016-2019. O levantamento foi realizado durante o Seminário Regional, na Câmara de Vereadores. O encontro reuniu cerca de 80 participantes dos municípios de Taió, Pouso Redondo, Santa Terezinha, Salete, Rio do Campo e Mirim Doce.

O secretário regional, Tiago Maestri, destacou a participação da comunidade no levantamento das demandas da Regional. “Para que uma obra seja realizada pelo Governo, ela precisa estar contida no PPA. Reunir a sociedade foi uma forma democrática de definir os pleitos regionais”, declarou. Maestri citou a obra de reabilitação da SC-427 entre Rio do Campo e Passo Manso, em Taió, como exemplo de proposta do PPA 2011-2015 que foi executada.

Principais proposições definidas

Finalização do projeto executivo e pavimentação asfáltica entre Santa Terezinha e BR-116; implantação de um polo regional hospitalar em Taió, com ênfase em obstetrícia; readequação da SC-425 entre Mirim Doce e a BR 470; viabilização de recursos para manutenção e investimento nos quatro hospitais da Regional; aquisição de veículos e equipamentos para atendimento das atividades nas Unidades Básicas de Saúde da região; ajuste do projeto e execução da obra de pavimentação asfáltica entre Taió e Mirim Doce; manutenção, reforma e ampliação das escolas da rede estadual e municipal da regional e criação de um polo regional em Taió de serviço auxiliar de diagnóstico e imagem (aquisição de mamógrafo, tomógrafo, aparelho de ressonância magnética, raio-x e de ultrassonografia).

O que é o Plano Plurianual

O PPA é elaborado a cada quatro anos pelo Governo do Estado e aprovado pela Assembleia Legislativa. Sua vigência começa no segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte. A elaboração é feita pela Secretaria de Estado da Fazenda, por intermédio da Diretoria de Planejamento Orçamentário e com a execução das Secretarias Regionais e demais órgãos estaduais.

As reuniões antecedem as audiências públicas regionais que serão promovidas pela Assembleia Legislativa. O objetivo do Governo do Estado é fazer uma análise prévia das demandas levantadas pela população, principalmente com relação aos investimentos exigidos, para ter subsídios na elaboração de um PPA passível de ser cumprido.

{article Estela Stange Purnhagen – SDR Taió}{text} {readmore}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support