SDR Joinville recebe obra de arte na fachada
A fachada da Secretaria de Desenvolvimento de Joinville (SDR) e a cidade ganharam uma obra de arte permanente, o painel mural em pastilhas “Da baia da Babitonga às terras do príncipe”. Feita pelo artista e pintor visual Décio Soncini, paulistano com fortes ligações com Joinville. As mosaicistas Márcia Iurk e Patrícia Pfiffer fizeram a instalação.
Décio Soncini, 62, é pintor, desenhista e gravador tendo participado em salões, exposições coletivas e individuais pelo país e no exterior com uma obra de há algum tempo focada na paisagem e em sua busca permanente, a captura da luz. O projeto teve custo de R$ 80 mil ao artista.
Com 12,28 metros quadrados, dividido em duas áreas, demandou seis meses de trabalho entre concepção, ajustes e execução. A obra doada pelo artista criou um cenário que contrasta duas visões permanentes da cidade, a água e a terra, uma metáfora possível também das ações da Secretaria de Governo, que estende suas ações bem além das divisas do município.
O crítico de arte Walter de Queiroz Guerreiro comentando sobre obra diz: “É uma mediação entre o visto e o imaginário, uma imagem harmoniosa de um cenário ficcional, diálogo entre o real e a fantasia, chamado arte”. Ele explica que a escolha da SDR foi pelo fato de ser edifício público o que garante maior permanência e por ter aval oficial.
{article Ana Paula Keller – SDR Joinville – Assinatura}{text}{/article}