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Unidades Escolares de abrangência da gerência de Educação promovem debates sobre a Base Nacional Comum Curricular

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Nesta quarta-feira, 21, as unidades escolares de abrangência da gerência de Educação, da 19ª Secretaria do Desenvolvimento Regional de Laguna, promoveram parada pedagógica para discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Segundo a gerência de Educação, os debates possuem como base de consulta as Propostas Curricular de SC (1998, 2005 e 2014), Cadernos do Tempo de Aprender e LDB. Material da Formação de julho e os vídeos disponíveis no site da sed/propostacurricular.sed. sc.gov.br.

Em depoimentos apresentados nas unidades, o professor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Juares da Silva Thiesen, ressaltou que “compreender a base curricular comum é fazer escolhas, com a perspectiva que na discussão desta a gente não permita o apagamento dos espaços comuns da escola e o protagonismo dos professores nesse processo”. A professora da Univali, Cassia Ferri, salientou que “o exercício é amplo, nosso desejo é que se olhasse para as especificidades e também para o conjunto. Num projeto de formação humana estabelecendo profundas reflexões, considerando o histórico de Santa Catarina no debate destas questões.”

Os encontros reuniram professores dos anos iniciais por ano de atuação, anos finais e ensino médio pelas áreas de conhecimento: linguagens (português, inglês, arte, educação física), matemática, ciências da natureza (física, química, biologia e ciências) e ciências humanas (história, geografia, ensino religioso, filosofia e sociologia).

A parada pedagógica tem como objetivo a discussão dos eixos e objetivos da aprendizagem, estabelecendo um paralelo com o currículo atual. Os registros de alteração de cada escola serão reunidos em relatório único, constando as intervenções e sugestões dos participantes de cada grupo.

No próximo dia 7, uma nova parada pedagógica está prevista para elaboração do documento final de cada escola, que posteriormente serão cadastradas no portal do MEC, como forma organizada das contribuições coletivas. 

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