Equipe técnica da gerência de Saúde da SDR Laguna promove capacitação sobre o Programa de Ostomizados
A gerência de Saúde da Secretária do Desenvolvimento Regional de Laguna promoveu nesta semana capacitação com o objetivo de disseminar informações sobre o Programa de Ostomizados e capacitar os profissionais para o cuidado e atenção ao paciente ostomizado, com enfermeiros da rede de Atenção Básica Municipal, de Paulo Lopes e Garopaba atuantes no programa.
No próximo mês a mesma capacitação contemplará a rede de atenção básica dos municípios de Imbituba, Imaruí e Laguna. Entre os municípios de abrangência da gerência de Saúde da SDR são atendidos 55 pacientes pelo programa.
A capacitação realizada na modalidade de oficina foi dividida em momentos de explanação teórica e atividade prática. Segundo a enfermeira Clarice de Souza Duarte, os enfoques foram direcionados na apresentação de toda a estrutura do Programa de Ostomizados no Estado de Santa Catarina.
Durante a prática os profissionais foram convidados a desenvolver simulação de um atendimento a paciente ostomizado, sob orientação da enfermeira Clarice e da técnica de enfermagem, Gisele Aparecida da Rosa Elias, sendo utilizados o material do programa e um manequim com adaptação de um estoma para facilitar a simulação do paciente.
Sobre o Programa de Ostomizados em Santa Catarina
O Serviço Estadual de Atenção aos Ostomizados da SES pretende estabelecer a política de atenção à saúde da pessoa com ostoma intestinal, urinário e com fístulas cutâneas na Rede Estadual de Assistência do Sistema Único de Saúde – SUS, no Estado de Santa Catarina, contribuindo para a melhoria de suas condições de vida, sua integração social, ampliação de suas potencialidades laborais e independência nas Atividades da Vida Diária através de sua reabilitação clínico funcional.
As pessoas com ostomas intestinais e urinários, com fístulas cutâneas residentes no Estado, cadastrados no SUS e que, temporariamente ou não, mediante avaliação médica, têm indicação para utilização de bolsas coletoras e/ou materiais adjuvantes necessitando de atendimento / acompanhamento especializado por equipe multidisciplinar.
Atribuições do Serviço Estadual:
– Avaliar, cadastrar e regular os processos de solicitação de equipamentos para ostomas advindos de todo o Estado de Santa Catarina;
– Emitir pareceres técnicos referentes a processos licitatórios e decisões judiciais, bem como respostas ao cidadão através de questionamentos ao Serviço de Ouvidoria da SES;
– Capacitar regionais, municípios e rede hospitalar, orientando quanto às normas e aos procedimentos do serviço;
– Desenvolver articulação com as equipes das unidades de saúde regionais e municipais para o atendimento da pessoa com ostoma nas atividades de atenção básica;
–Articular com Grupo de Apoio e Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada, participando do Controle Social.
– Realizar e manter atualizado o cadastro dos pacientes atendidos no serviço;
– Realizar controle de estoque dos equipamentos contemplados pelo serviço, atualizando-os mensalmente;
– Receber, separar e dispensar os equipamentos às 36 Gerências Regionais de Saúde, até o dia 15 de cada mês;
– Planejar, coordenar, implantar e supervisionar as ações realizadas em nível regional e municipal nas ações pertinentes ao serviço.
Fonte: Secretaria do Estado de Saúde de SC (SES)