Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. SDR Lages vistoria obras...

SDR Lages vistoria obras de ampliação do hospital Tereza Ramos

Nesta terça-feira, 24, o secretário regional de Lages, Gabriel Ribeiro, e o gerente de Infraestrutura da SDR, Aldo Antônio Silva, fizeram uma visita técnica às obras de ampliação do hospital Tereza Ramos. Orçada em R$ 44,9 milhões, a nova torre ajudará a sanar o problema da falta de leitos na região. A estrutura terá 92 novas unidades de internação, e 30 leitos de UTI. Os serviços de urgência e emergência também serão oferecidos. A obra faz parte do Pacto Por Santa Catarina, um programa criado pelo Governo para acelerar o desenvolvimento do Estado.

Atualmente, o consórcio de empresas responsável pela construção (Progredior / CDG) está implantando o sistema de hélices contínuas, que são necessárias para a fundação (base) do prédio. Conhecido como estaqueamento, o processo consiste em três etapas. Primeiro, uma sonda rotatória de oito metros de altura e 90 centímetros de diâmetro perfura o solo, atingindo, inclusive, uma rocha que fica seis metros abaixo do nível do terreno. Posteriormente, o concreto é injetado na perfuração. Por fim, as estruturas são colocadas.

O projeto prevê um total de 281 hélices contínuas. Cem delas estão prontas. A etapa deve ser concluída em outubro. Depois virá a colocação dos pilares que darão sustentação ao edifício. Esse estágio envolverá mais de 200 pessoas, entre engenheiros, fiscais, operários e equipe de apoio. “A obra dará uma nova dinâmica a Saúde, melhorando a prestação dos serviços a milhares de catarinenses”, diz o secretário Gabriel Ribeiro, referindo-se ao raio de 66 municípios e (800 mil habitantes) atendido pelo hospital.  

A previsão é que a obra seja finalizada em 2015, mas a SDR e a direção do hospital já estão tramitando o processo de compra de móveis de e equipamentos médicos. O levantamento está sendo feito com base na planta do hospital.

{article Fabio Ramos – SDR Lages}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support