SDR Lages convida 30 mil alunos e 1,5 mil professores a ajudarem as vítimas do tornado em Xanxerê

O tornado que atingiu a cidade de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, na última segunda-feira, 20, afetou pelo menos 10 mil pessoas e sensibilizou o Brasil. Campanhas para a arrecadação de donativos surgem de todos os lados, mostrando que a mobilização popular realmente funciona durante catástrofes naturais.
O governador Raimundo Colombo esteve pessoalmente em Xanxerê e determinou que todas as instituições do Estado garantam o suporte necessário às vítimas. Assim, o secretário do Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte, pediu à Gerência Regional de Educação (Gered) que organize uma campanha para a coleta de donativos nas 45 escolas da rede estadual de ensino nos 12 municípios de abrangência da SDR Lages.
Os 30 mil alunos e 1,5 mil professores da região estão convidados a doarem o que puderem, e a participação é voluntária. Além disso, a estrutura física da Gered foi colocada à disposição para receber os donativos da comunidade em geral. Na próxima semana, a SDR providenciará o transporte de todo o material até Xanxerê. As prioridades agora são água potável, alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal.
“Neste momento, é impossível esquecermos daquele trágico 13 de outubro do ano passado, quando a nossa Lages também sofreu com uma forte chuva de granizo. E naquela ocasião, o país inteiro se mobilizou para nos ajudar. Se cada um contribuir com o mínimo que puder, conseguiremos amenizar o sofrimento das vítimas de mais essa catástrofe natural que atingiu os catarinenses”, diz o secretário João Alberto.
SERVIÇO
Neste primeiro momento, as prioridades das vítimas do tornado de Xanxerê são água potável, alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal. Os donativos dos alunos e professores podem ser entregues diretamente nas escolas.
Já a comunidade em geral pode levar os materiais até a Gered, localizada na rua Rio Branco, 456, nos fundos da escola Belisário Ramos, no bairro São Cristóvão, em Lages. O horário de atendimento é das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, e o telefone é o (49) 3225-1244.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Lages