Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SDR Itapiranga terá programa...

SDR Itapiranga terá programa para erradicação da brucelose e tuberculose no rebanho bovino

O secretário de Estado da Agricultura, Airton Spies, esteve na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga na manhã da última sexta-feira, 14, para reunião com os prefeitos, secretários da agricultura e veterinários dos municípios de Itapiranga, Iporã do Oeste, Santa Helena, São João do Oeste e Tunápolis. Também estiveram presentes o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Enori Barbieri; o secretário regional de Itapiranga, Rolf Harry Trebien; e o gerente da Agricultura da SDR, Rudi Rasch.

 

Esta foi a primeira reunião realizada no Estado para tratar do controle da brucelose e da tuberculose no rebanho catarinense. O objetivo do encontro foi definir um programa e uma estratégia para tornar os cinco municípios uma zona livre das duas doenças. A brucelose e tuberculose são consideradas zoonoses, ou seja, são transmitidas dos animais para os humanos. São também, problemas de saúde e precisam ser controladas.

A região de Itapiranga foi escolhida para iniciar o programa devido às condições apropriadas de controle do fluxo de animais. O programa prevê o rastreamento de todos os animais da região e abate sanitário dos animais acometidos por tuberculose ou brucelose, além de evitar a entrada de animais contaminados vindos de outros municípios.

“Trocando ideias com os prefeitos e técnicos da região, ficou claro que tornar a área uma zona livre é possível. Nessa região, a presença animal é muito forte e é a base da economia. Existe um grande espaço para expandir ainda mais a produção, mas isso só se viabiliza se nós controlarmos essas duas doenças”, afirmou o secretário Airton Spies.

Segundo ele, o controle será feito de forma que os 118 mil bovinos presentes nos cinco municípios sejam rastreados e os doentes sejam eliminados e indenizados aos produtores. A partir disso, será feito um monitoramento de todos os animais que entram na região e que precisarão ser previamente testados.

Spies explicou que a medida valorizará os produtos da região, que vão receber uma certificação de área livre. “O mercado valoriza esse tipo de produto”, disse o secretário. Para atingir o objetivo, a ideia é criar uma parceria entre os municípios, a Cidasc e o governo do Estado, que continuará indenizando o rebanho doente e disponibilizará recursos para apoiar a Cidasc e as prefeituras para fazerem o trabalho. “A Secretaria da Agricultura vai fornecer apoio financeiro e técnico, a Cidasc fará os exames laboratoriais e aos municípios caberá a tarefa de fornecer médicos veterinários credenciados, que farão a coleta de material para os exames”.

De acordo com Spies, os municípios também deverão fazer um ato legislativo, para tornar o programa compulsório, garantindo, assim, o acesso dos técnicos aos animais. “Vamos conquistar o apoio dos produtores rurais pois eles vão ganhar muito: mais mercado e menos burocracia. Ao invés de certificar cada propriedade individualmente como livre das doenças, vamos certificar todas as propriedades da região”, concluiu Airton Spies.

O gerente de Agricultura da SDR Itapiranga considerou a iniciativa do Estado muito importante. “Há anos, a incidência de brucelose e tuberculose era preocupante em nossa região. Agora, o Estado veio ao nosso encontro para resolvermos o problema”, comemorou Rudi Rasch.

Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br