SDR Itapiranga tem dois projetos vencedores na Feira Estadual de Ciências
Duas escolas da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga estiveram entre as vencedoras da IX Feira Estadual de Ciências e Tecnologias, encerrada nesta quinta-feira, 9, em Florianópolis, no Complexo Esportivo Rozendo Lima, anexo ao Instituto Estadual de Educação.
A EEB São José de Itapiranga foi destaque na categoria Ensino Fundamental, com o projeto “Microorganismos eficientes (EM): Mescla beneficiosa no cultivo de orquidáceas”, e a EEB São Vicente, também de Itapiranga, ficou em segundo lugar na categoria Ensino Médio com o projeto “Efeitos da poluição sonora no ambiente escolar”. Outro representante da SDR Itapiranga foi o projeto “Tratamento de esgoto através de zonas de raízes”, desenvolvido por alunos da Casa Familiar Rural Esperança, de Iporã do Oeste.
A Feira Estadual de Ciências e Tecnologias apresentou um total de 84 projetos desenvolvidos por 168 alunos e seus respectivos professores orientadores, e contou com a visitação de 2,5 mil pessoas nos dois dias de evento.
O secretário de Estado da Educação Eduardo Deschamps participou da cerimônia de encerramento e demonstrou sua satisfação com o sucesso desta edição da feira.
Os grupos das três escolas da SDR Itapiranga estiveram acompanhados pelo supervisor de Ensino Médio Profissional Paulo Ludwig. “A aplicabilidade dos projetos e a demonstração de entendimento do assunto pelos alunos foi, sem dúvida, o destaque nos três projetos apresentados na Feira Estadual de Ciências e Tecnologias pelas escolas da Regional de Itapiranga. Destacamos que os projetos foram elaborados com participação de professores e alunos, a partir de um tema gerador inserido na realidade da escola, e, a partir daí, no desenvolvimento da pesquisa e na viabilidade da aplicação prática. Isso possibilitou a agregação de novos conhecimentos, bem como também mudanças na própria escola”, disse o representante da Gerência de Educação.
Confira a relação dos primeiros três colocados, nas três categorias:
Ensino Fundamental
1º lugar: Alunas Camila Fuhr e Alessandra Neiss da EEB São José de Itapiranga, com o projeto Micro-organismos Eficientes na Mescla Beneficiosa do Cultivo de Orquídeas.
2º lugar – Ana Paula Campos e João Batista Weber de Souza, da EEF Pref. Augusto Carlos Stefanes, de Brunópolis, com o projeto Uhe São Roque gerando expectativas.
3º lugar – Lucas Luiano Piacentini e Adiel Miotto, da EEB Prof. Odilon Fernandes, de Herval d’Oeste, com o projeto Odilon Games.
Ensino Médio
1º lugar – Elaine Furlan e Lucéle dos Santos, do CEJA de Florianópolis, com o projeto Bitucas de cigarro, uma amostra dos hábitos dos fumantes no centro de Florianópolis.
2º lugar – Camille Stulp e Daeana Bourscheid, da EEB São Vicente, de Itapiranga, com o projeto Efeitos da poluição sonora no ambiente escolar.
3º lugar – Bianca Gomes e Adilson Lopes Junior, da EEB Profa Jandira D’Ávilla, de Joinville, com o projeto Química do Amor.
Educação Profissional.
1º lugar – Lugar Alunos Lucas Somavilla e Chérllyn Dias do CEDUP Campo Erê 2 peq1º lugar – Chérllyn Dias e Lucas Somavilla, do Cedup Campo Erê, de Campo Erê, com o projeto Avaliar a eficiência de insetos triturados como repelente de pragas.
2º lugar – Renan Basquerote e André Luiz Rosa, do Cedup Prof. Jaldyr da Silva, de Água Doce, com o projeto Incubadora Artesanal: Tecnologia para subsistência familiar.
3º lugar – Gabriella Adratt e Gabriel Santos, da EEB Profª Valdete Zindars, de Jaraguá do Sul, com o projeto Software e Aplicativo para biblioteca escolar.
{article Márcia Welter – SDR Itapiranga}{text}{/article}