SDR Itapiranga participa de treinamento sobre hanseníase
Bioquímicos, técnicos de laboratório, enfermeiros, médicos e profissionais que atuam na Vigilância Epidemiológica das Secretarias Regionais da Saúde de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Chapecó, Palmitos, Itapiranga e Canoinhas estiveram reunidos nas dependências da Unoesc de São Miguel do Oeste para participarem do Treinamento Básico de Hanseníase.
No encontro, realizado nos dias 12 e 13 de novembro, foram abordados sinais e sintomas de hanseníase, técnicas de baciloscopia (exame realizado para detectar a Hanseníase), dados epidemiológicos da doença no Brasil e em Santa Catarina. “Também falamos sobre o diagnóstico diferencial, classificação clínica, manejo do paciente e tratamento e efeitos colaterais. Tudo isso visando o melhor acolhimento e atendimento ao paciente”, relataram Marilúcia Dafré e Giliane Giehl, que representaram a gerência da Saúde da SDR Itapiranga no evento.
Durante o evento, foi ressaltado que o diagnóstico precoce facilita o tratamento da doença. “Fica a dica: se houver mancha ou área insensível em qualquer parte do corpo, procure logo o serviço de saúde”, alertaram as agentes.
{article Márcia Welter – SDR Itapiranga}{text}{/article}