Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SDR Itapiranga oferece videoconferência...

SDR Itapiranga oferece videoconferência sobre vacinação de poliomielite e sarampo

videoconferencia vacinacao polio e sarampo 20141029 1011321647

As responsáveis pelas salas de vacinas dos municípios da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga, e do município de Riqueza, participaram de videoconferência sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Seguimento contra o Sarampo. Além das responsáveis pelas salas de vacinas, a videoconferência, realizada na semana passada, contou também com a participação das agentes da vigilância epidemiológica da Gerência de Saúde, Marilúcia Dafré e Giliane Giehl.

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Seguimento contra o Sarampo será realizada de 8 a 28 de novembro, tendo como divulgação e mobilização nacional os dia 8 e 22 de novembro.

Em 2014, o Brasil está no 35º ano de campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite e o 25º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. Trata-se de uma doença infecciosa viral aguda, transmitida de pessoa a pessoa por contato com muco, catarro ou fezes infectadas, podendo afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total.

Com relação à campanha de seguimento contra o sarampo, que é realizada desde 1995, o objetivo é resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados e corrigir falhas primárias da vacinação contra sarampo e rubéola, visando garantir a manutenção no estado e eliminação das mesmas no país. O sarampo é uma doença infectocontagiosa viral transmitida por secreção das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelos espirros e pela tosse, manifesta-se através de manchas avermelhadas pelo corpo, febre, tosse, mal estar, perda do apetite e manchas brancas na parte interna da bochecha.

A população alvo para a campanha contra a Poliomielite no Estado de Santa Catarina é de 377.717 crianças a partir de seis meses de idade até quatro anos, 11 meses e 29 dias, e para campanha de seguimento do Sarampo é de 333.258 crianças a partir de 1 ano até quatro anos 11 meses e 29 dias. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal em cada campanha.

{article Márcia Welter – SDR Itapiranga}{text}{/article}