SDR Grande Florianópolis promove curso de formação continuada
A Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, por meio da Gerência da Educação e Supervisão de Educação Básica e Profissional, estará realizando a partir desta segunda-feira, 22, com conclusão na quarta-feira, 24, um curso de formação continuada de 24 horas para diretores, professores, especialistas, assistentes técnicos pedagógicos e assistentes de educação das escolas. Está prevista a participação de aproximadamente 5 mil educadores das 117 escolas estaduais da região, que atendem 70 mil alunos.
O curso de formação continuada, que será feito nas próprias escolas, tem como objetivo principal promover estudos e debates junto aos educadores para que possam refletir e compreender a sua prática pedagógica a fim de superar desafios e possibilitar a aprendizagem dos educandos. Nos três dias de formação serão discutidos os seguintes temas: avaliação da aprendizagem e recuperação paralela de estudos; a política de educação, prevenção, atenção e encaminhamento às violências ocorridas na escola; e projeto coletivo interdisciplinar.
Segundo a supervisora de Educação Básica Zulmara Luiza Gesser, o tema avaliação foi escolhido para aprofundar os conhecimentos dos educadores em relação a uma avaliação diagnóstica, processual, contínua e inclusiva. “A opção em trabalhar a política de educação, prevenção, atenção e encaminhamentos às violências ocorridas na escola deve-se aos casos de violências que estão ocorrendo nas UEs e muitas vezes os educadores não têm conhecimento de como trabalhar na perspectiva da prevenção, da cultura da paz, e, quando acontece um ato de violência, o que deve ser feito e a quem recorrer”, acrescenta. Ele disse ainda que “optou-se também trabalhar o projeto coletivo interdisciplinar, pois não é possível trabalhar de forma individual, sem planejar ações coletivas para a melhoria dos problemas pedagógicos da escola”.
O curso estará sendo realizado com a parceria das direções das escolas e equipe pedagógica, com estudo e discussão de textos, vídeos e trabalhos em grupo. Para o gerente regional de educação, professor Mário Benedet Filho, “a formação continuada dos professores possibilita a reflexão da prática docente e visa a melhoria do processo de ensino/aprendizagem das escolas”.