Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SDR Videira entrega seis...

SDR Videira entrega seis equipamentos de telediagnóstico

entrega telediagnostico 20150825 1016643903

Na tarde desta terça-feira, dia 25, foi realizada, na sede da Gerência Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) Videira, a entrega de seis novos equipamentos de telediagnóstico em dermatologia. Os municípios contemplados foram Pinheiro Preto, Iomerê, Arroio Trinta, Salto Veloso, Tangará e Timbó Grande. Além da entrega, os profissionais, que passarão a operar os equipamentos, também estiveram em capacitação.

Para o secretário regional, Dorival Carlos Borga, é o Estado aproximando e melhorando os atendimentos em saúde. “Mais que efetivamente os recursos empregados na aquisição desses equipamentos, está o retorno à comunidade, com mais celeridade nos procedimentos e menos encaminhamentos de pacientes da nossa regional para centros como Florianópolis, encurtando as distâncias da saúde”, afirmou.

Os seis municípios da região receberam das mãos do Gerente de Saúde, Geancarlos Farinon Flores de Matias, do gerente operacional de telemedicina da Secretaria de Estado da Saúde, Harley Wagner e do Secretário Regional Dorival Carlos Borga, um conjunto, composto por câmara fotográfica, lente adaptada e um dermatoscópio, que possibilitará, nas próprias Unidades Básicas de Saúde, o registro do problema de pele apresentado pelo paciente. Essas imagens serão encaminhadas para o Portal do Sistema de Telemedicina e Telessaúde, onde médicos especializados emitem um laudo determinando a classificação de risco e a conduta médica. O laudo fica pronto em 72 horas.

Com base no resultado deste laudo é determinada a ação. Segundo Harley Wagner, a ferramenta, aplicada em 150 municípios catarinenses já resultou em uma diminuição de 80% dos encaminhamentos de pacientes a Florianópolis, para uma consulta especializada com o médico dermatologista.  “Esses casos, sem o telediagnóstico eram todos encaminhados para atendimento de especialista, o que ampliava a fila de espera, encarecia o sistema e principalmente gerava transtornos aos municípios que não possuíam essa especialidade, tendo que encaminhar o paciente via tratamento fora de domicíli, aumentando ainda mais os custos”, afirmou o gerente ressaltando que com essa ferramenta a fila de espera para dermatologia reduziu e se tornou muito mais efetiva.

Saiba mais sobre o telediagnóstico

O telediagnóstico é uma prática no Estado desenvolvida há quase 10 anos e que possui resultados significativos. O primeiro procedimento aplicado nesta modalidade foi o eletrocardiograma, que já atende 100% dos municípios catarinenses. A tecnologia utilizada neste procedimento é desenvolvida por meio de uma parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Governo do Estado. A perspectiva é que o tele diagnóstico em dermatologia também contemple todos os municípios de Santa Catarina, com uma previsão, até meados de outubro deste ano.

{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}