SDR e Celesc discutem capacidade elétrica das escolas
A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville e as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) se reuniram na última quarta-feira, 4, para tratar da capacidade energética das escolas estaduais. Foi apresentado aos pais e diretores de todas as unidades como é o trâmite necessário para melhorar a instalação elétrica.
Na abrangência da SDR Joinville seis escolas já estão com todo o sistema elétrico concluído, desde a substituição da fiação interna dos prédios até a adequação da rede externa. Dez já tiveram intervenção na parte elétrica e aguardam o padrão de entrada – colocação de poste e disjuntor.
Outras 31 ainda têm necessidade de melhoria, cada uma com investimento avaliado entre R$ 19 a 30 mil. “Essa intervenção é necessária para ligar condicionadores de ar”, informou Jefferson Benedet Arantes, da Celesc. “A maioria das escolas tem 36 ampéres, é preciso ampliar mais que o dobro”.
Estiveram na reunião a secretária regional, Simone Schramm; o chefe da gerência regional da Celesc, Jefferson Benedet Arantes; a gerente da Educação, Dalila Leal; e o gerente da Infraestrutura Fabiano Lopes; além de diretores das unidades e representantes das Associações de Pais e Professores (APPs).
Família na escola e cuidado com a dengue
Durante o encontro, a secretária Simone Schramm informou que será retomado na rede estadual de ensino um dia para a família na escola. “Como nós cuidamos das igrejas, devemos cuidar das escolas”, alertou a secretária. “A escola precisa ser mais valorizada pela comunidade e vamos desenvolver um projeto para isso acontecer”.
Técnicos da Gerência Regional de Saúde aproveitaram o encontro para conversar com os pais sobre os cuidados com a dengue. Os bairros Itaum e Floresta, em Joinville, apresentam o maior número de focos no mosquito Aedes aegypti. No município de Itajaí os atuais 322 são tratados como epidemia pelos profissionais da área.
Assessoria de Comunicação
SDR – Joinville
Fone (47) 3461-1225
www.sc.gov.br/sdrjoinville