Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SDR Dionísio Cerqueira participa...

SDR Dionísio Cerqueira participa de debate sobre reabertura do Hospital Municipal de Anchieta

A Câmara de Vereadores de Anchieta, promoveu na noite de terça-feira, 9, uma Audiência Pública que teve o objetivo de reunir lideranças locais e regionais e a comunidade para explanar a situação/andamento do projeto para reabertura do Hospital daquele município. O chamamento foi feito pelo presidente do legislativo, Paulo Fusieger e pelos vereadores. O hospital local foi parcialmente interditado pela Vigilância Sanitária no mês de outubro deste ano.

A gerente de Saúde da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, Eila Labres, esteve presente na agenda. Ela explanou questões da legislação que regem os espaços públicos de atendimento à saúde da população. O prefeito de Anchieta, Ari Prestes, também respondeu questionamentos e explicou à população presente sobre a inviabilidade, em termos de recursos, adequação legal e manutenção, do hospital continuar oferecendo serviços como vinha fazendo antes da interdição.

De acordo com dados apresentados, existe uma possibilidade de reabertura do espaço, porém como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Neste caso, poderiam ser feitas internações de até 24 horas, pequenos procedimentos e prestados outros serviços. A gerente Eila Labres explicou que para a transformação em UPA serão necessárias ainda algumas adequações na estrutura física do local, o que demandaria de recursos financeiros.

A gerente destacou os investimentos feitos pelo Governo do Estado na área da saúde nos últimos anos e disse que um dos principais objetivos do governo é fortalecer os pequenos hospitais e ampliar o atendimento nos grandes.

Eila Labres pontuou que hoje o Hospital Regional de São Miguel do Oeste é uma referência em média e alta complexidade. Ele tem um projeto de receber ainda mais especialidades, além da construção da Policlínica Regional, o que fortalecerá mais o atendimento de todos os municípios do Extremo-Oeste. “Sabemos que outro pedido do Governador Raimundo Colombo é fortalecer os hospitais locais, onde se faz o primeiro atendimento. Acredito que se forem cumpridas todas as exigências relacionadas ao prédio, será possível, reabrir o Hospital de Anchieta com este novo formato, de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – 24 horas”, finalizou ela.

Informações adicionais para a imprensa
Jornalista Lucas Maraschim Matias
Secretaria Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fones: (49) 9145-7142 e (49) 3644-3300