SDR de São Miguel do Oeste e IFSC debatem parcerias para oferta de cursos gratuitos de graduação e especialização
Em reunião realizada nesta terça-feira, 2, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) — campus de São Miguel do Oeste — firmaram de duas importantes parcerias. A primeira delas é com a Universidade Aberta do Brasil para a oferta de cursos de graduação e especialização. Os cursos de graduação na área agrícola também serão disponibilizados com a união do Centro de Educação Profissional (Cedup) Getúlio Vargas e o IFSC.
“Vivemos um momento em que as parcerias propiciam novas oportunidades para a população, um melhor atendimento. Por isso, a união de instituições fortes da nossa região deve ser pensada constantemente”, afirma o secretário Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli.
Cursos de graduação e pós
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para quem tem dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O polo de São Miguel do Oeste está em funcionamento desde 2009 e está instalado na EEB Jaldyr Bhering Faustino da Silva, em São Miguel do Oeste. Alguns destes cursos são oferecidos por meio do IFSC a distância.
Com a parceria firmada, o campus do IFSC de São Miguel do Oeste, disponibilizará a estrutura para a realização de cursos de graduação e pós. “Atualmente temos um ponto de transmissão. A associação das instituições permitirá dobrarmos o número de cursos ofertados à população”, explica a coordenadora do Polo de São Miguel do Oeste, Adriane Volpi.
Graduação na área agrícola
A outra parceria será com o Cedup Getúlio Vargas de São Miguel do Oeste. “O IFSC tem a possibilidade de ofertar cursos de graduação na área agrícola e o Cedup tem estruturas que podem ser utilizadas para as aulas práticas”, aponta o gerente de educação, Moacir Martello. Um dos cursos previstos é Agronomia, tendo em vista o potencial da região na Agricultura.
“Estamos averiguando a parte legal das parcerias que deverão ser firmadas em breve. O IFSC tem o compromisso de promover a inclusão e formar cidadãos por meio da educação profissional, científica e tecnológica e as duas propostas vão ao encontro da missão da instituição”, afirma o diretor geral do IFSC de São Miguel do Oeste, Diego Albino Martins Albino. Participaram também da reunião, o coordenador de Extensão e Relações Externas do IFSC, Juliano Daniel Boscatto e o diretor do Cedup, Lotário Staub.
Informações adicionais para a imprensa:
Gisele Vizzotto
Secretaria de Estado de Des Reg São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2901