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Gerência de Educação realiza webconferência para apresentar o novo processo da Gestão Escolar

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A Gerência de Educação reuniu na manhã desta quinta-feira, 9, no auditório da Escola de Ensino Médio Almirante Lamego, em Laguna, diretores, assistentes técnico-pedagógicos, presidentes dos conselhos deliberativos escolares e interessados em apresentar um plano de gestão às unidades escolares da rede estadual nos municípios de abrangência da 19ª Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional.

“Nesta nova caminhada na escola pública de Santa Catarina, teremos a oportunidade de escolher nossos gestores e o plano de gestão, de realmente lutarmos pelo melhor da escola, pois isto é o que precisamos ter como meta. Estaremos escolhendo não a pessoa, mas sim, um plano de gestão construído de forma participativa e democrática”, destacou a gerente de Educação, Karmensita Almeida da Rocha Cardoso.

A webconferência promovida pela Secretaria de Estado da Educação abordou o novo processo para eleição de diretores e a elaboração do Plano de Gestão Escolar (PGE). Na pauta também foram repassadas informações sobre os requisitos, prazos, etapas, cronograma, atribuições, exigências e a formação das comissões de gestão estadual, regional e escolar responsáveis pela coordenação do processo de escolha do PGE.

Na oportunidade foram apresentadas aos participantes orientações a cerca dos decretos n.º 1.794, de  15 de outubro de 2013 e nº 243, de 1º de julho de 2015, e ainda a portaria n.º 24 e o edital n.º 16 da SED, ambos de 02 de julho de 2015, que regulamentam a elaboração do PGE e o novo processo para escolha de diretores em vigor.

Todo o processo de elaboração do plano de gestão acontecerá online, por meio do sistema Webgesc, uma ferramenta criada para dar agilidade ao processo, no qual os profissionais devem seguir um manual com orientações que padronizam sua postagem. O mesmo será disponibilizado no portal da SED.

Vencidas as etapas de inserção pelo proponente, o plano tramitará para avaliação da comissão regional, aprovado receberá a análise de consultor designado para validação na comissão estadual. Com o parecer será publicado, passando a etapa de consulta na comunidade escolar para aprovação.   O processo é finalizado com a publicação do PGE após aprovação da comunidade escolar e terá validade para quatro anos.

Os diretores  a frente das unidades permanecerão até o fim de dezembro de 2015, posteriormente as escolas passarão pelo processo de elaboração do Plano de Gestão e defesa pública para  um novo gestor.

O que é o Plano de Gestão Escolar?

O Plano de Gestão Escolar (PGE) é o instrumento elaborado pelo gestor, que norteará as atividades das escolas estaduais de forma singular, por meio de metas, concepções e perspectivas que valorizem a formação de qualidade. Idealizando a escola baseado em ações transformadoras com foco no pedagógico.

O processo eletivo destes planos ocorrerá democraticamente, de maneira justa e inclusiva com a participação da comunidade escolar na escolha das propostas para um novo gestor, que cumpram a função social da escola e lhe atribuam uma identidade.

{article Fabrícia Silveira Carneiro – SDR Laguna – Assinatura}{text} {readmore}{/article}

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