SDR Jaraguá do Sul e Senar promovem mais um curso de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares
O Curso de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul foi ministrado na Comunidade Terapêutica Novo Amanhã, no bairro Rio Cerro II, na última sexta-feira, 21. Nesta segunda-feira, 24, o curso será para os internos da Comunidade.
Este mesmo curso foi desenvolvido com um grupo de agricultores em setembro e a aula prática foi no mesmo local. “No primeiro encontro nós demos início a um canteiro com ervas medicinais e os internos se mostraram muito interessados no cultivo. Foi a partir de então que montamos um curso específico para eles. Nesta nova etapa a intenção é trazer pequenas práticas que provoquem a reflexão e que eles possam sair daqui com vontade de fazer em sua própria casa um canteiro para gerar renda”, explicou o instrutor do Senar, Volmir Carlos Oliveira.
O monitor da Comunidade ressaltou que o local tem bastante rotatividade e é importante que as ideias sejam implantadas e repassadas para os próximos internos. “Atividades como esta são sempre bem- vindas. Além de trazer um dia diferente, como a caminhada que fizemos no mato para catalogar as ervas, existe a possibilidade de um negócio lucrativo para eles lá fora”, falou.
Os internos também falaram sobre a experiência e todos demonstraram muita satisfação em conhecer as plantas e estudar o plantio e utilidade de cada uma.
O instrutor ressaltou que foram identificadas plantas nativas, estudado o plantio das mudas, a nutrição das plantas e feito um banco de matrizes. “O solo aqui não é bom, mas nós podemos fazer a correção com mineral e outros componentes para a área”, concluiu.
Segundo a gerência de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da SDR de Jaraguá do Sul, há a possibilidade de desenvolver outros cursos na entidade.
{article Ana Cenatti – SDR Jaraguá do Sul}{text}{/article}