SDR Itapiranga e Grupo de Escoteiros arrecadam donativos

O tornado que atingiu 2,5 mil casas e provocou duas mortes no município de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, mobiliza Secretaria Regional de Itapiranga (SDR) e Grupo de Escoteiros Pedra Vermelha. As entidades organizaram coleta de donativos para os atingidos. Os materiais foram coletados junto a SDR e Ise Flores nos dias 22 e 23 de abril. A população doou gêneros alimentícios, produtos de limpeza, água, colchões, roupas e calçados. O transporte dos donativos para Xanxerê aconteceu na tarde de quinta-feira, 23, com veículo da SDR.
De acordo com o Chefe Assistente do Grupo Escoteiro Pedra Vermelha, Maikel Gustavo Schneider, a ação demonstrou a solidariedade da população local que contribuiu de forma destacável nas doações. Segundo ele, a ação desenvolvida visou retribuir a ajuda dos Escoteiros de Xanxerê quando ocorreu a enchente na cidade de Itapiranga, em 2014.
Conforme o secretário Regional, Miguel Aloisio Schneider, a população demonstrou solidariedade ao atender positivamente a campanha. De acordo com o secretário, o governador Raimundo Colombo reconheceu o estado de calamidade pública e afirmou que recursos de um fundo estadual da Defesa Civil devem ser destinados ao município.
“Sabemos que os desastres naturais são, em sua grande maioria, imprevisíveis e inevitáveis. Porém, quando a população se une para ajudar e doar, a dor e o sofrimento podem ser amenizados”, acrescenta o secretário.
A estimativa é de que a velocidade dos ventos na tarde de segunda-feira tenha chegado a 250 km/h. Duas pessoas vieram a óbito e ao menos 120 pacientes foram encaminhados para centros de saúde de cidades vizinhas.
Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga