SDR Chapecó prepara volta às aulas nas escolas da rede estadual
O ano letivo para os alunos da rede estadual de ensino começa só na segunda-feira, 9 de fevereiro, mas as atividades da Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó já iniciaram. Durante essa semana, três capacitações foram realizadas envolvendo diretores das escolas estaduais, os assistentes de educação e os técnicos pedagógicos. A capacitação realizada no auditório da SDR foi uma parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), que também vai coordenar outros encontros durante o ano.
Segundo a gerente de educação Maria de Lurdes Sebben, até o final de 2015 todos os professores da rede estadual vão receber 80 horas/aula de capacitação, com entrega de certificado dos cursos. O objetivo é estudar, aprimorar e colocar em prática a nova Proposta Curricular de Santa Catarina. “Nos dias 4 e 5 de fevereiro, quando os professores retornam das férias, eles vão receber todas as orientações que os diretores, assistentes e técnicos ouviram durante essa semana. O documento, que servirá de referencial teórico aos professores na sala de aula, contempla as novas perspectivas e propostas contemporâneas para educação”.
Na regional de Chapecó são 43 escolas estaduais em nove municípios, com aproximadamente 1,3 mil professores e 23 mil alunos.
A diretora da EEB Pedro Maciel, de Chapecó, Clarice Pressi, avalia de forma positiva as capacitações para aprimorar a educação no Estado. “Um dos objetivos da Proposta Curricular é trabalhar os mesmos temas em todas as escolas ao mesmo tempo, para evitar qualquer tipo de prejuízo para os alunos. Por isso, os professores vão ter que estar atualizados e estudar esta nova proposta”.
Proposta Curricular
O caderno estará nas mãos dos professores no início do ano letivo, com o enfoque do percurso formativo do estudante, desde a educação infantil até o ensino médio. O grande avanço do caderno é a atualização de temas como relações de gênero, educação ambiental, especial, do campo étnico-raciais e indígenas, sendo abordadas de forma interdisciplinar, em cada área do conhecimento.
A atualização da Proposta Curricular foi trabalhada em cima de três grandes eixos: o percurso formativo do aluno, como vai ser formado, a orientação sobre educação integral e como os temas da diversidade devem ser tratados na escola.