Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SDR de Brusque inicia...

SDR de Brusque inicia capacitação do programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, por meio da Gerência de Educação, realiza nesta sexta-feira, 25, o início da formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Governo Federal. A capacitação é voltada para professores e coordenadores das escolas de ensino médio de abrangência da regional de Brusque.

Serão 200 horas de formação continuada, que tem início a partir desta sexta-feira e duração até maio de 2015. As 100 primeiras horas de capacitação serão feitas de 4 de agosto até 30 de outubro deste ano, sendo 50 horas presenciais e outras 50 horas a distância. As unidades escolares que têm ensino médio serão responsáveis pela capacitação. O objetivo é fazer uma reflexão sobre o ensino médio para preparar os professores paras as novas gerações, bem como para pensar no aluno em sua integralidade.

Nesta sexta-feira, serão trabalhos dois temas principais: O ensino médio e a formação integral; e O jovem como sujeito do ensino médio. Outros quatro temas estão previstos para serem trabalhados ao longo da formação através de cadernos: O currículo do ensino médio, seus sujeitos e o desafio da formação integral; Áreas de conhecimento e a integração curricular; Organização e gestão democrática na escola; e Avaliação no ensino médio.

A capacitação acontece a partir das 8h30min, no auditório da SDR de Brusque (rua João Bauer, 434, Centro, Brusque). Mais informações: (47) 3251-8127.

O programa

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi regulamentado pela Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Com ele, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e distrital de educação assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público nas áreas rurais e urbanas.

O curso privilegia a articulação entre a teoria e a prática no processo de formação do professor, fundado no domínio de conhecimentos científicos e didáticos. Considera a escola como lócus de formação continuada e (re)construção coletiva do projeto político-pedagógico em suas articulações com as concepções de juventude e direito à qualidade social da educação.

O programa é uma parceria do Governo Federal com o Governo Estadual, bem como com as universidades.

{article Taiana Eberle – SDR Brusque}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support