Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SDR de Brusque inicia...

SDR de Brusque inicia capacitação do programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, por meio da Gerência de Educação, realiza nesta sexta-feira, 25, o início da formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Governo Federal. A capacitação é voltada para professores e coordenadores das escolas de ensino médio de abrangência da regional de Brusque.

Serão 200 horas de formação continuada, que tem início a partir desta sexta-feira e duração até maio de 2015. As 100 primeiras horas de capacitação serão feitas de 4 de agosto até 30 de outubro deste ano, sendo 50 horas presenciais e outras 50 horas a distância. As unidades escolares que têm ensino médio serão responsáveis pela capacitação. O objetivo é fazer uma reflexão sobre o ensino médio para preparar os professores paras as novas gerações, bem como para pensar no aluno em sua integralidade.

Nesta sexta-feira, serão trabalhos dois temas principais: O ensino médio e a formação integral; e O jovem como sujeito do ensino médio. Outros quatro temas estão previstos para serem trabalhados ao longo da formação através de cadernos: O currículo do ensino médio, seus sujeitos e o desafio da formação integral; Áreas de conhecimento e a integração curricular; Organização e gestão democrática na escola; e Avaliação no ensino médio.

A capacitação acontece a partir das 8h30min, no auditório da SDR de Brusque (rua João Bauer, 434, Centro, Brusque). Mais informações: (47) 3251-8127.

O programa

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi regulamentado pela Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Com ele, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e distrital de educação assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público nas áreas rurais e urbanas.

O curso privilegia a articulação entre a teoria e a prática no processo de formação do professor, fundado no domínio de conhecimentos científicos e didáticos. Considera a escola como lócus de formação continuada e (re)construção coletiva do projeto político-pedagógico em suas articulações com as concepções de juventude e direito à qualidade social da educação.

O programa é uma parceria do Governo Federal com o Governo Estadual, bem como com as universidades.

{article Taiana Eberle – SDR Brusque}{text}{/article}