Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SDR de Araranguá tem...

SDR de Araranguá tem o maior número de imóveis rurais registrados no Cadastro Ambiental Rural

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Araranguá tem 4199 propriedades registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), de acordo com os dados de fevereiro divulgados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). Este é o maior número de cadastros entre as SDRs. “Este número representa 21,6 % dos imóveis rurais da região. Estamos trabalhando para que mais proprietários participem, pois o prazo para o cadastramento termina dia 6 de maio”, explica o secretário da SDS, Carlos Chiodini.

No total, são 19.417 imóveis rurais na SDR de Araranguá. O município de Meleiro tem o maior número de imóveis cadastrados, com 881, o que corresponde a 47,5%. Na sequencia aparece Turvo, com 795, seguido de Jacinto Machado com 461. Timbé do Sul possui 406 propriedades registradas, em Morro Grande são 392, Araranguá conta com 353, Ermo aparece com 248 e Sombrio tem 181. Ainda na SDR de Araranguá há o município de Santa Rosa do Sul, com 144 imóveis no CAR, Maracajá, com 136, em São João do Sul são 68, e em Praia Grande foram 60. Por fim, Balneário Gaivota, com 43 propriedades, 24 em Balneário Arroio do Silva e sete cadastros em Passos de Torres.

O CAR é um registro obrigatório para imóveis rurais, estabelecido pelo Novo Código Florestal, Lei nº 12.651, de 2012. Nele, são declarados os dados pessoais do proprietário ou possuidor rural, podendo ser pessoa física ou jurídica, além de dados cadastrais e da localização georreferenciada das Áreas de Preservação Permanente (APP), áreas de Reserva Legal (RL) e áreas de uso restrito (AUR).

Caso o registro não seja efetuado, o proprietário de terras sofrerá restrições por parte de órgãos públicos. Além disso, a partir de maio de 2017, os bancos não poderão gerar operações de crédito sem o recibo do CAR. O preenchimento é feito no site www.car.gov.br e há agentes treinados para auxiliar no processo nas prefeituras, secretaria de meio ambiente, sindicatos, cooperativas ou técnicos facilitadores.

Além da SDS, participam do grupo de trabalho do CAR em Santa Catarina as Secretarias de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR), da Casa Civil (SCC) e SDRs, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina (Epagri), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), associações de municípios, prefeituras, sindicatos rurais, entre outros órgãos. Mais informações sobre o CAR em Santa Catarina, visite: www.cadastroambientalrural.sc.gov.br .

Assessoria de Comunicação
SDS – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável