Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SDR Concórdia é parceira...

SDR Concórdia é parceira do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Concórdia (SDR), por meio da integradora de Educação Especial e Diversidades, Eliane Sunti, irá participar das atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil. A data, que lembra o combate ao abuso e exploração, é neste domingo, 18. Em Concórdia, as ações ocorrem na segunda-feira, 19. 

O município conta com um fórum sobre o assunto, que é uma organização não governamental composta por membros da sociedade civil, com o apoio do Poder Judiciário, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc), Conselho Tutelar, Universidade do Contestado (UnC), Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), União Municipal das Associações de Moradores de Concórdia (Umamc), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, e Desenvolvimento Social Cidadania e Habitação. 

As atividades realizadas pelo fórum visam sensibilizar e mobilizar a população em geral, buscando motivar ações espontâneas das pessoas para denunciar abusos e exploração sexual infantojuvenil, para desta forma, proteger as crianças e adolescentes desta problemática social. 

Todos os anos, o fórum articula atividades no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil. Neste ano, a mobilização acontece na segunda-feira, 19, a partir das 8h, nas ruas Dr. Maruri e Leonel Mosele, com a distribuição de canetas, adesivos de carros e cartilhas informativas, além de colocar faixas e cartazes em locais estratégicos do município. 

“Nossa intenção é sensibilizar toda a comunidade para motivar as denúncias contra o abuso e a exploração sexual infantojuvenil em Concórdia e toda a região. Com as ações que estaremos promovendo, buscamos atingir o nosso objetivo”, comenta Eliane. 

Em Concórdia, 58 crianças e adolescentes foram abusadas sexualmente no período de janeiro de 2012 a abril de 2014. “Existem vários meios em que a nossa sociedade pode denunciar e prevenir essas situações, como, por exemplo, o Disque 100, Conselho Tutelar e Ministério Público. Todos temos o dever de fazer a nossa parte”, conclui Eliane. 

Informações adicionais:
Wagner Luís Bee
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Concórdia
E-mail: ascom@cda.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 8839-7439

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support