Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SDR Concórdia é parceira...

SDR Concórdia é parceira do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Concórdia (SDR), por meio da integradora de Educação Especial e Diversidades, Eliane Sunti, irá participar das atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil. A data, que lembra o combate ao abuso e exploração, é neste domingo, 18. Em Concórdia, as ações ocorrem na segunda-feira, 19. 

O município conta com um fórum sobre o assunto, que é uma organização não governamental composta por membros da sociedade civil, com o apoio do Poder Judiciário, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc), Conselho Tutelar, Universidade do Contestado (UnC), Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), União Municipal das Associações de Moradores de Concórdia (Umamc), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, e Desenvolvimento Social Cidadania e Habitação. 

As atividades realizadas pelo fórum visam sensibilizar e mobilizar a população em geral, buscando motivar ações espontâneas das pessoas para denunciar abusos e exploração sexual infantojuvenil, para desta forma, proteger as crianças e adolescentes desta problemática social. 

Todos os anos, o fórum articula atividades no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil. Neste ano, a mobilização acontece na segunda-feira, 19, a partir das 8h, nas ruas Dr. Maruri e Leonel Mosele, com a distribuição de canetas, adesivos de carros e cartilhas informativas, além de colocar faixas e cartazes em locais estratégicos do município. 

“Nossa intenção é sensibilizar toda a comunidade para motivar as denúncias contra o abuso e a exploração sexual infantojuvenil em Concórdia e toda a região. Com as ações que estaremos promovendo, buscamos atingir o nosso objetivo”, comenta Eliane. 

Em Concórdia, 58 crianças e adolescentes foram abusadas sexualmente no período de janeiro de 2012 a abril de 2014. “Existem vários meios em que a nossa sociedade pode denunciar e prevenir essas situações, como, por exemplo, o Disque 100, Conselho Tutelar e Ministério Público. Todos temos o dever de fazer a nossa parte”, conclui Eliane. 

Informações adicionais:
Wagner Luís Bee
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Concórdia
E-mail: ascom@cda.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 8839-7439