SDR Chapecó recebe projeto do Comitê Chapecó/Irani para preservação de recursos hídricos
A Secretaria de Desenvolvimento Regional recebeu o Projeto de Operacionalização do Comitê Chapecó / Irani, que contém as metas de trabalho até o ano de 2016. A partir deste projeto, o governo do Estado, repassará por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) recursos no valor de R$ 208 mil para que o Comitê possa desenvolver projetos e programas voltados a proteção ambiental na Bacia do Rio Chapecó e do Rio Irani.
O secretário regional de Chapecó, Américo do Nascimento Jr., recebeu o projeto e fez o encaminhamento necessário para a posterior liberação dos recursos. ‘’O Comitê é um importante realizador de ações e trabalho para que nossos recursos hídricos sejam preservados cada vez mais’’.
Acompanharam a entrega do projeto, o presidente do Comitê Chapecó / Irani, Clenoir Soares; o secretário executivo, Sérgio Prates; o membro da diretoria Ricardo Lunardi, a consultora do Comitê, Manuela Gazzoni dos Passos; e Alexandre do Amaral e Silva da Agenda 21, de Xanxerê.
O Comitê Chapecó / Irani foi criado em 20110, é formado por 65 entidades e atua em 60 municípios da região. As atividades desenvolvidas pelo Comitê Chapecó/Irani baseiam-se na gestão integrada dos recursos hídricos e na mediação de possíveis usos conflitantes que possam surgir nas bacias hidrográficas dos Rios Chapecó e Irani.
Os objetivos são promover o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó/Irani; promover a integração de ações na defesa contra eventos hidrológicos críticos; adotar a Bacia Hidrográfica como unidade físico-territorial de planejamento e gerenciamento; reconhecer o recurso hídrico como um bem público e de valor econômico; combater e prevenir as causas e efeitos adversos da poluição, das inundações, das estiagens, da erosão do solo e do assoreamento dos corpos de água nas áreas urbanas e rurais.
Também fazem parte dos objetivos do projeto, compatibilizar o gerenciamento dos Recursos Hídricos com o desenvolvimento regional e com a proteção do meio ambiente; promover a maximização dos benefícios econômicos e sociais resultantes do aproveitamento múltiplo dos Recursos Hídricos; e estimular a proteção das águas contra ações que possam comprometer o uso atual e futuro.
{article Paulo Munauar – SDR Chapecó – Assinatura}{text}{/article}