SDR Campos Novos atingiu 68,69% da população esperada na campanha de vacinação contra a gripe até o momento
A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 05 de junho em todo o Estado de santa Catarina, porém existe ainda muito trabalho a ser feito. Entre os municípios que compõem a 8ª Regional de Saúde, Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa apenas 68,69% da população atendida pela campanha já foi vacinada.
Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde e demonstram a baixa adesão dos catarinenses à imunização. Em toda Santa Catarina apenas 59% da população esperada buscou a vacina até o momento, tendo apenas 94 dos 295 municípios catarinenses atingindo a cobertura mínima de 80%.
Entre eles estão os municípios de Abdon Batista, que já vacinou 91,43% do público alvo esperado e Celso Ramos, que já atingiu 86,52% da população coberta pela Campanha. Os demais municípios que compõem a SDR Campos Novos ainda não atingiram está marca. Das 11.404 doses que precisam ser aplicadas na região, apenas 6.346 foram efetuadas até o momento.
Segundo a gerente de saúde da SDR Campos Novos, Nadir Stefanes da Silva é importante que o público a que a campanha se destina vá até os postos de saúde dos municípios para tomar a vacina, que além de benéfica é uma importante medida na tentativa de diminuir a contaminação e mortalidade do vírus H1N1. “Esperamos que com a prorrogação do prazo as pessoas se atentem para a importância da vacina e procurem os postos de saúde para efetuar a vacinação.”, explicou Nadir.
Vale lembrar ainda, que os grupos prioritários da campanha ainda continuam os mesmos. São crianças entre seis meses e menos de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Segundo a enfermeira da 8ª Gerência de Saúde da SDR Campos Novos, Lourena Gueller a vacina previne contra três tipos de vírus influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B. “O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.”, afirmou.
A meta da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina é imunizar 80% dos 1.561.033 catarinenses que integram a população-alvo da campanha. Para isto, em todo o Estado, cerca de 6,7 mil profissionais estão atuando em mais de 1,7 mil postos, onde a vacinação é oferecida gratuitamente. .
{article Camila Bebber Gomes – SDR Campos Novos}{text}{/article}