SDR Campos Novos acompanha trabalho dos municípios no combate aos focos de reprodução do mosquito da dengue
Mesmo não tendo nenhuma ocorrência de dengue notificada entre os oito municípios que compõem a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, a Gerência de Saúde da 8ª Regional tem acompanhado o trabalho das secretarias de saúde municipais no combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes Aegypt.
Na terça-feira, 08, o secretário de desenvolvimento regional, Alcides Mantovani, acompanhado da gerente de saúde da SDR Campos Novos, Nadir Stefanes da Silva e da servidora da vigilância sanitária da 8ª Regional, Lourena Gueller, participaram de reunião com o Governador do Estado, João Raimundo Colombo e o Secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing para a promoção de ações de controle.
Mantovani ressaltou que mesmo sem notificações regionais do doença, o momento é de alerta e de trabalhar na não proliferação do mosquito. “Esta é uma causa de todos nós. Estamos todos suscetíveis ao problema e precisamos ter a consciência de fazemos a nossa parte cuidando,pelo menos, dos locais que estão sob nossa responsabilidade, como nossa casa e terrenos que temos propriedade”, ressaltou Mantovani.
No próximo sábado, dia 12, os municípios devem promover uma ação de conscientização à população da necessidade de eliminar de suas casas e terrenos os locais possíveis para reprodução do mosquito. No entanto, nos municípios que compõem a 8ª Gerência de Saúde esta ação já foi feita anteriormente. “Os municípios da SDR Campos Novos já têm feito ações esporádicas de prevenção e também acompanhado de perto cada denúncia de um possível foco de proliferação do mosquito Aedes Aegypt. Mesmo assim, é importante que a população continue vigilante e engajada nesta causa, para que possamos manter em zero as notificações em nossa região”, explicou a gerente de saúde da SDR Campos Novos, Nadir Stefanes da Silva.
Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE), foram notificados até o momento em Santa Catarina 10.659 casos de dengue. Destes, 34% foram confirmados, num total de 3.593. Outros 6.178 foram descartados e 888 estão ainda sob investigação. Do total de casos confirmados, 91% foram transmitidos em municípios de Santa Catarina, outros 7% de fora do Estado e 2% aguardam a investigação.
Dentre os municípios catarinenses, Itajaí, Itapema e Chapecó são os que mais notificaram casos de doença até o momento.
Mais informações:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
SDR Campos Novos
E-mail: comunicacao@cnv.sdr.sc.gov.br
Fone: 49 3541-3331/ 8837-9129
Site: www.sc.gov.br/sdrcampsonovos
www.facebook.com/regional.camposnovos