Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. SCGÁS anuncia nova tarifa...

SCGÁS anuncia nova tarifa para frotas pesadas em Santa Catarina

A SCGÁS implementou um novo segmento tarifário voltado para frotas de veículos em Santa Catarina, conforme a Resolução 289 da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC).

A medida permite que empresas com foco em transporte rodoviário de cargas e transporte urbano instalem pontos de abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV) diretamente em suas garagens, otimizando a logística e promovendo a descarbonização do setor de transporte.
A nova resolução estabelece o Segmento de Usuários Frotista, que beneficia empresas que operam caminhões, ônibus, micro-ônibus e outros veículos, incluindo empilhadeiras e tratores utilizados em operações internas.

A tarifa especial, chamada TG6, permite que os frotistas realizem o abastecimento interno de GNV em suas instalações, incluindo desde veículos leves até veículos pesados, como caminhões de coleta de lixo e veículos articulados para o transporte público.

A partir dessa medida, as empresas podem abastecer seus veículos com GNV internamente, garantindo uma redução significativa nos custos operacionais e promovendo práticas de sustentabilidade.

De acordo com o engenheiro da SCGÁS, Ronaldo Lopes, a criação deste segmento tarifário projeta o estado de Santa Catarina em nível nacional do ponto de vista de infraestrutura logística para abastecimento de frotas pesadas movidas a GNV:

SONORA

O GNV oferece vantagens ambientais ao reduzir em até 85% as emissões de NOx e material particulado, poluentes comuns em áreas urbanas. Além disso, pode diminuir as emissões de CO2 em até 25%, ou até 85% com biometano, e reduzir os custos operacionais em cerca de 20%.

Santa Catarina se destaca na transição energética do transporte de cargas com a criação de um novo segmento que promove a adoção do GNV, combustível de baixas emissões. Com 56 caminhões a GNV registrados no estado e 1.463 no Brasil, a expectativa é de crescimento deste mercado, tendo em vista que as transportadoras estão buscando por soluções sustentáveis e competitivas.

A eficiência no tempo de abastecimento, aliada a redução dos custos logísticos, se complementam aos demais outros benefícios já conhecidos do GNV, que é uma alternativa mais viável e menos poluente em relação aos demais combustíveis fósseis, contribuindo diretamente na descarbonização das empresas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support