Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SC Transplantes

SC Transplantes

acoes da saude 20130605 1860930545

A Central de Captação, Notificação e Distribuição de Órgãos e Tecidos de Santa Catarina (SC Transplantes) foi criada em 1999 para coordenar as atividades de transplante em âmbito estadual, centralizando e coordenando todas as ações que envolvam captação e transplante no Estado.

Atua no gerenciamento das listas únicas  de receptores de órgãos e tecidos, nos processos de captação e distribuição de órgãos e tecidos, além de formular políticas de transplantes.

Santa Catarina foi um dos Estados pioneiros na regulamentação dos Transplantes, segundo as normativas do Sistema Nacional de  Transplantes e Ministério da Saúde

No Estado, atualmente são realizados transplantes dos seguintes órgãos: Córnea; Esclera; Coração; Válvula Cardíaca; Fígado; Rim; Pâncreas; Conjugado Rim/Pâncreas; Medula Óssea Autólogo; Tecido Ósteo-Condro-Fáscio-Ligamentoso.

Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar.

site do SC Transplantes traz mais informações.

Contato: 
Coordenadoria do SC Transplantes
Telefone: 0800-643-7474
Email: getra@saude.sc.gov.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support