SC Transplantes visita hospitais de Chapecó e São Miguel do Oeste e divulga cursos a profissionais da região

Foto: Divulgação/SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Transplantes, realizou em maio uma visita técnica ao Hospital Regional do Oeste, de Chapecó, e ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, ambas unidades do Governo do Estado, juntamente com a Organização de Procura de Órgãos. Foram divulgados os cursos para profissionais que atuam no processo de doação de órgãos em hospitais notificantes da região. As inscrições estão abertas e a qualificação será realizada em Chapecó, nos dias 6 e 7 de junho.
“Fomos recebidos pelas equipes diretivas e pelas Comissões Hospitalares de Transplantes das instituições. Entre os temas abordados, destacaram-se os indicadores de desempenho, a análise das não autorizações familiares para doação e os resultados das auditorias realizadas”, explica a gerente da Central Estadual de Transplantes, Grace Ella Berenhauser.
Também esteve na visita, o coordenador da SC Transplantes, Dr. Joel de Andrade e representando a Organização de Procura de Órgãos (OPO), a enfermeira Karoline Gava.
Qualificação dos profissionais
Na ocasião, ainda foi reforçada a importância da participação nos cursos promovidos pela SC Transplantes, nos dias 6 e 7 de junho, no Hotel Slaviero, em Chapecó. A capacitação é direcionada aos profissionais que atuam no processo de doação de órgãos e tecidos, em hospitais notificantes de Chapecó, Xanxerê, São Miguel do Oeste, Maravilha e Concórdia.
As inscrições podem ser realizadas através do link https://forms.gle/F1qxmZJWc4Y5CeKp7 até o dia 30 de maio.
A programação inclui:
- 06 de junho de 2025
- 8h30 às 17h – Curso de Comunicação em Situações Críticas – Módulo I
Público-alvo: médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos que atuam, preferencialmente, em unidades de cuidados críticos. - 17h40 às 21h – Curso Regional do Processo de Doação de Órgãos
Público-alvo: profissionais de saúde de nível superior envolvidos no processo de doação.
- 8h30 às 17h – Curso de Comunicação em Situações Críticas – Módulo I
- 07 de junho de 2025
- 8h30 às 17h – Curso de Determinação da Morte Encefálica
Público-alvo: médicos, preferencialmente, das áreas de cuidados críticos.
Pré-requisito: mínimo de 1 ano de experiência no atendimento a pacientes em coma.
- 8h30 às 17h – Curso de Determinação da Morte Encefálica
Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Nos siga no instagram @saude.sc