Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. SC terá 155 atletas...

SC terá 155 atletas nos Jogos Escolares da Juventude em Belém

A capital do Pará será a sede da maior edição dos Jogos Escolares da Juventude, entre os dias 7 e 16 de novembro. Serão quase 4 mil jovens atletas com idade entre 15 a 17 anos de 1.251 escolas públicas e privadas do Brasil competindo em 13 modalidades (atletismo, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez), um recorde na história da competição, que desde 2005 é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Santa Catarina participa com uma delegação de 190 pessoas entre dirigentes, professores-técnicos e alunos-atletas. São no total 155 alunos representando 26 municípios de 54 escolas catarinenses, que obtiveram a classificação na etapa estadual dos Jogos Escolares (JESC), em setembro, em Brusque. A delegação, que embarca nesta quarta-feira, 6, será gerenciada pela Fesporte.

Segundo Ademar José da Silva, chefe da delegação de Santa Catarina e gerente de Esporte de Base e Inclusão da Fesporte, apesar de não haver um campeão geral da competição, os catarinenses deverão brigar pelas primeiras posições da competição com Rio de Janeiro e São Paulo. “Todas as edições têm sido assim. Nós com os paulistas e cariocas sempre brigamos para ver quem ganha o maior número de medalhas”, enfatiza o dirigente.

Ademar garante que Santa Catarina vai com uma equipe forte disputando todas as modalidades, principalmente com escolas que disputarão o atletismo, futsal, judô e vôlei feminino. “Mas todas as escolas têm chances de trazer medalhas para o nosso Estado”, garante Ademar. Os Jogos Escolares da Juventude reunirão representantes de 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, e uma delegação da cidade anfitriã. Ao todo, quase 6 mil pessoas participarão da maior competição esportiva escolar do país. O evento é uma promoção do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Segundo o site do COB, apenas nas quatro modalidades coletivas do programa (basquete, futsal, handebol e vôlei, 2.239 alunos-atletas disputarão 420 partidas em 16 ginásios espalhados pela capital paraense. Nas disputas individuais, o público poderá conferir o desempenho de 1.743 promessas do esporte nacional em ação em nove modalidades: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Todas as competições são abertas ao público.

Esta será a segunda etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. A primeira, para atletas de 12 a 14 anos, aconteceu em Natal, de 5 a 14 de setembro. Trata-se do maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de 2 milhões de atletas e cerca de 3,9 mil cidades participantes.

Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte. A logística da delegação catarinense é toda feita pela Fesporte.

Informações adicionais
Antonio Prado
(48) 9696-3045

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support