Santa Catarina participa do dia D de mobilização contra a dengue
Está marcado para este sábado, 02, o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país.
Santa Catarina também vai participar da campanha, que dedica um dia especial para o combate à doença, com reforço nas ações de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus.
A ideia é que cada um destine dez minutos do dia para intensificar o cuidado em casa. Cerca de 75% dos focos do mosquito estão nas casas e esse é o momento de as pessoas aproveitarem e se unirem para vistoriar suas casas.
No sábado também haverá vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos dos municípios de Joinville, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Araquari e São Francisco do Sul.
O médico infectologista e superintendente de vigilância em saúde, Fábio Gaudenzi, ressalta a importância do controle do vetor para evitar a transmissão de doenças graves:
SONORA
Cenário da dengue
De acordo com o Painel de Monitoramento, Santa Catarina registra mais de 30 mil casos prováveis de dengue, com 14 óbitos confirmados. Dados que demonstram a necessidade do engajamento de todos na atividade do Dia D.
A hidratação, com muita água, deve começar imediatamente e o atendimento logo nos primeiros sintomas é fundamental para evitar que a doença se agrave. Também é importante não tomar remédios por conta própria sem uma avaliação do serviço de saúde.
O check list para realizar na sua casa está disponível em https://dive.sc.gov.br/