SC Saúde alerta para a importância do cuidado com a saúde do homem em São Miguel do Oeste
Na próxima quinta-feira, 12, o plano SC Saúde vai realizar em São Miguel do Oeste uma palestra para incentivar o cuidado à saúde do homem. O evento se inicia às 14h no Centro de Atendimento ao Segurado (CAS) e tem como tema “Novembro Azul”.
A ação faz parte da campanha Novembro Azul e tem como objetivo estimular a procura pelos serviços médicos e a realização dos exames preventivos. Os exames são indispensáveis para o diagnóstico precoce da doença, que é isenta de sintomas em seu estágio inicial.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo o órgão, em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo, representando cerca de 10% do total de cânceres.
“A prevenção é a única forma de reduzirmos os números de qualquer doença. Muitas pessoas, por desconhecerem os sintomas, automedicam-se e não procuram ajuda médica, e quando chegam aos consultórios o diagnóstico já é avançado. Por isso, é importante que todos busquem informações e não deixem de fazer exames periodicamente, principalmente as pessoas de alto risco”, explica Felipe Valsechi, médico clínico da equipe de Medicina Preventiva.
Segundo a gerente de Medicina Preventiva do SC Saúde, Gizelli Aires Ribeiro, as palestras são gratuitas e vão tratar de diferentes enfermidades, como obesidade, diabetes, pressão arterial, saúde do coração, prevenção do câncer de próstata, entre outras. “Ao aderir à campanha queremos contribuir para que mais homens tenham acesso à informação e saibam como ter qualidade de vida. Queremos demonstrar que, com pequenos cuidados diários, muitos problemas podem ser evitados”, destacou Gizelli.
Além de São Miguel do Oeste, as palestras estão sendo realizadas em todo o Estado.
Confira as dicas dos especialistas do SC Saúde
Sinais e sintomas:
Assintomático nas fases iniciais;
Vontade de urinar com urgência;
Dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro;
Dor óssea;
Queda do estado geral;
Insuficiência renal.
Cuidados:
Acima de 45 anos procurar um urologista para discutir a prática e a realização da avaliação;
Manter o peso corporal adequado;
Praticar atividade física;
Consumir uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais.
Informações adicionais para a imprensa
Gisele Vizzotto
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2901 / 98837-7422 / 98801-4797
sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste