Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. SC recebe apoio federal...

SC recebe apoio federal para implantar Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

O vice-governador Eduardo Moreira e o secretário-adjunto da Saúde, Acélio Casagrande, receberam parecer favorável do Ministério da Saúde para implantação do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) em Santa Catarina. O pedido foi levado por Moreira ao diretor do Departamento de Regulação e Controle, Fausto Pereira dos Santos, e coordenador geral de Média e Alta Complexidade, José Eduardo Fogolin, em audiência nesta terça-feira, 17, em Brasília, duas semanas após sua visita ao INTO Jamil Haddad, no Rio de Janeiro.

Foto: Fernanda Rodrigues/Secretaria de Articulação Nacional

>>> Veja mais imagens na galeria de fotos

Conforme o vice-governador, a estrutura oferecida no Rio é impressionante e de muita qualidade. Uma unidade no Estado representaria auxílio sem precedentes no tratamento e na cirurgia do trauma. “Solicitamos uma cooperação técnica, um estudo de viabilidade e que o INTO nos oriente sobre a possibilidade da implantação ou o estabelecimento de uma rede de reabilitação pós-operatória nos hospitais da rede estadual”, expressou Moreira.

Os representantes do Ministério consideraram viável a parceria e solicitaram que o governo do Estado avalie como poderá ser feita a cooperação. “Temos que analisar o que será mais viável: construir uma unidade nova ou instalar o serviço em algum hospital de referência já existente”, comentou Santos. Uma nova reunião com a presença dos diretores do INTO deverá ser marcada para dar sequencia as discussões.

Recursos
Em outra reunião com a secretária substituta do Fundo Nacional da Saúde, Cleusa Rodrigues da Silveira, o vice-governador e o secretário-adjunto receberam a confirmação da liberação da primeira parcela do total de R$ 58 milhões referentes a recontratualização dos hospitais estaduais.

Santa Catarina é o primeiro estado do Brasil a ter esta liberação que deverá acontecer em 12 parcelas e beneficiar 52 instituições catarinenses, que deverão, com isso, ampliar os serviços oferecidos. “Representa R$ 300 milhões por ano a mais no per capta da saúde de Santa Catarina é uma grande conquista”, destacou Casagrande.

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

  Baixar áudio

{attachments}

Informações adicionais
Fernanda Rodrigues
Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional
Brasília/DF – Telefone: (61) 3101-0903 – Celular: (61) 9304-0198
fernanda@san.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support