Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Trabalho
  4. /
  5. SC oferece 97 mil...

SC oferece 97 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

Maria de Fátima Corrêa, de 55 anos, frequentou o curso de cuidadora de idosos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em junho de 2013 e conseguiu trabalho após a formatura. “Já tinha prática, mas com o curso aprendi muito e agora sou profissional”, diz. A cuidadora foi aluna destaque e pretende frequentar o curso de massoterapia. Outros catarinenses também podem aproveitar as oportunidades que o Pronatec oferece no Estado. Até o fim do ano estão previstas 97 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional em todos os municípios catarinenses.

Em Santa Catarina, o programa é parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério do Trabalho.

O secretário de Estado da SST, Jorge Teixeira, destaca que o papel do governo do Estado é o de mobilizar, motivar e articular com os municípios e as instituições que oferecem os cursos. “O governo prioriza a qualificação profissional para que tenhamos mão de obra preparada para o mercado de trabalho, além de garantir melhoria na renda das famílias”, ressalta.

Municípios – Os prefeitos ganham incentivo financeiro ao adotar o Pronatec por meio do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas/Trabalho). A cada 200 vagas a prefeitura recebe R$ 54 mil de incentivo para a contratação de equipe, aluguel de sala, aquisição de material publicitário para a mobilização, dentre outros.

Entre os cursos mais procurados estão o de auxiliar administrativo, operador de computador, montador e reparador de computador, pedreiro, costureira, eletricista, vendedor, manicure e pedicure, mecânico de máquina de costura e recepcionista.

Os cursos do Pronatec são gratuitos e incluem auxílio para o transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A participação não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal e a inscrição deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Secretaria de Assistência Social dos municípios e também nos postos de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine/SC).

A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e as aulas são para pessoas a partir dos 16 anos. Em Santa Catarina os cursos são oferecidos por instituições como Senai, Senat, Senac, Senar, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC).

Inscrições:

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine/SC).

{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support