Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. SC no Cosud: Governo...

SC no Cosud: Governo participa do 3º encontro das Agências de Promoção de Investimento brasileiras em Minas Gerais

Foto: Invest Minas/ Divulgação

Gestores e técnicos de Santa Catarina e de outros 5 estados brasileiros se reuniram na última quinta-feira, 1, no Palácio Tiradentes, sede do Governo de Minas Gerais, para o 3º Encontro das Agências de Promoção de Investimentos (APIs). O objetivo da reunião foi discutir ações e estratégias conjuntas com foco na atração internacional de investimentos. O encontro ocorreu como parte do segundo ciclo do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reúne governadores das duas regiões entre os dias 2 e 3 de junho. 

Participaram representando Santa Catarina, o secretário de Articulação Internacional do Governo do Estado, Juliano Froehner, o Diretor de Indústria da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, Anderson Anthony Linzmeyer e o gerente de Atração de Investimentos Secretaria de Estado da Fazenda SC, Rodrigo Prisco. Além dos gestores de Santa Catarina, participaram do evento representantes de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul  e Mato Grosso do Sul. 

De acordo o secretário de Articulação Internacional do Governo, Juliano Froehner, a reunião serviu como uma troca de experiências. “Conforme visão e orientação do governador Jorginho Mello, ao alinharmos as relações institucionais com municípios, governos estaduais e órgãos nacionais, ganhamos escala no melhoramento de imagem e do Brasil como um todo”, enfatiza.

Para o Diretor de Indústria da Sicos, Anderson Anthony Linzmeyer, a reunião serviu para propor ações conjuntas em busca de investimentos e de criação de metodologias de atração de investimentos. “Elencamos medidas de simplificação, digitalização, internacionalização, combate aos entraves nos ambientes de negócio, enfim, tudo para atrair ainda mais investimentos internacionais. “É importante mantermos a continuidade das ações aqui definidas e para isso, novos encontros intermediários devem ocorrer”, destaca. 

Para o gerente de Atração de Investimentos Secretaria de Estado da Fazenda SC, Rodrigo Prisco, a participação da Secretaria da Fazenda na reunião é vital. “A atração de investimentos é sempre transversal, envolve diversos setores do Estado, ou seja, precisamos atender os empresários na questão tributária, em infraestrutura, ambiental, além das concessionárias”, complementa. 

Este é o terceiro encontro de trabalho entre as APIs brasileiras em 2023. O primeiro foi realizado em janeiro, em Curitiba (PR) e o segundo, em março, na cidade de Porto Alegre (RS). As reuniões foram iniciativa conjunta da Invest Minas e da Invest Paraná. O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) tem o objetivo de buscar políticas de integração para melhorar a qualidade do serviço público prestado à população das regiões Sul e Sudeste.

Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço
Pablo Mingoti | comunicacao@sde.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Assessoria de imprensa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support