Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. SC no Chile: Missão...

SC no Chile: Missão empresarial faz primeiros negócios e técnicos do governo ampliam conhecimento sobre mercado chileno de alimentação e de construção

Uma comitiva de Santa Catarina está no Chile em uma missão empresarial para promover e impulsionar o comércio exterior para as micro e pequenas empresas catarinenses. A agenda inclui rodadas de negócios e reuniões com possíveis compradores chilenos.

De acordo com a vice-governadora Marilisa Boehm, que lidera a missão, a iniciativa é uma oportunidade não só para incentivar a relação comercial com o Chile, mas também para fortalecer empresas de Santa Catarina. “Estamos acompanhando esses empreendedores e apoiando a prospecção de oportunidades de aumentar nossas exportações e logo no primeiro contato com compradores chilenos, nesta terça-feira, muitos negócios já foram fechados”, citou.

No dia anterior, gestores da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) estiveram reunidos com representantes do setor de alimentação e de construção do país vizinho. Os representantes da Sicos que estão no Chile são o diretor de micro e pequenas empresas, Fabiano Ceretta, a gerente de microempreendedor individual, Laryssa Schmitz, e o gerente de Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Papini. A comitiva catarinense é formada também pela coordenadora de Inteligência Internacional, Liana Ziliotto, representando o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, e funcionários da Univali.

O diretor de micro e pequenas empresas, Fabiano Ceretta, iniciou o dia na CTEC, um centro tecnológico que tem o objetivo de difundir tecnologias e inovação aberta, promovendo sinergias e colaboração no ecossistema da construção. “Esse é um espaço ímpar para conhecermos o mercado de construção Chileno e entendermos as necessidades deles em relação à matéria-prima. Santa Catarina é conhecida por ser uma produtora de madeira e aço e podemos contribuir com os nossos vizinhos. A CTEC também é um exemplo para nosso Estado, já que promove a digitalização e formação de capital humano com o objetivo de melhorar a sustentabilidade e a competitividade na construção e, consequentemente, na indústria”, explica.

Enquanto o diretor de micro e pequenas empresas estava em reunião na CTEC, a gerente de microempreendedor individual, Laryssa Schmitz, e o gerente de Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Papini iniciaram a agenda na Agencia Chilena para la Inocuidad y Calidad Alimentaria (ACHIPIA), vinculado ao Ministério de Agricultura do Governo Chileno.

Na ocasião, eles foram recepcionados por funcionários do órgão que apresentaram o trabalho realizado por lá. A ACHIPIA coordena e conduz o Sistema Nacional de Segurança e Qualidade Alimentar. Isto significa coordenar todos os intervenientes na cadeia alimentar; desde quem os produz, transforma e distribui, passando por quem os fiscaliza e fiscaliza, até chegarem aos consumidores.

Segundo a gerente de microempreendedor individual, Laryssa Schmitz, “a visita é importante para compreender a regulação do setor alimentar Chileno. Nós podemos incentivar micro e pequenas empresas do setor alimentício de Santa Catarina a exportarem para o país vizinho, mas também precisamos saber quais são as regras para isso”, diz.

Em seguida, os três representantes da Sicos participaram de uma reunião na Servicio Agrícola y Ganadero (SAG) com o objetivo de discutir regulamentação para exportação de bebidas alcoólicas. A SAG é o órgão oficial do Estado do Chile, encarregado de apoiar o desenvolvimento da agricultura, das florestas e da pecuária, através da proteção e melhoria da saúde dos animais e das plantas.

Para o gerente de Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Papini, “grande parte dos produtos exportados de Santa Catarina são provenientes da agricultura. As bebidas alcoólicas são resultantes de elementos naturais, como a cevada e a cana-de-açúcar. Nós temos ótimas micro e pequenas empresas de bebidas em nosso Estado que podem ser futuras exportadoras. Viemos aprender sobre a regulação Chilena para dar um start inicial nessas possíveis vendas”, diz.

Texto: Pablo Mingoti

Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço
48 98864‑3741‬ | comunicacao@sicos.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Assessoria de imprensa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support