Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. SC no Chile: Missão...

SC no Chile: Missão empresarial faz primeiros negócios e técnicos do governo ampliam conhecimento sobre mercado chileno de alimentação e de construção

Uma comitiva de Santa Catarina está no Chile em uma missão empresarial para promover e impulsionar o comércio exterior para as micro e pequenas empresas catarinenses. A agenda inclui rodadas de negócios e reuniões com possíveis compradores chilenos.

De acordo com a vice-governadora Marilisa Boehm, que lidera a missão, a iniciativa é uma oportunidade não só para incentivar a relação comercial com o Chile, mas também para fortalecer empresas de Santa Catarina. “Estamos acompanhando esses empreendedores e apoiando a prospecção de oportunidades de aumentar nossas exportações e logo no primeiro contato com compradores chilenos, nesta terça-feira, muitos negócios já foram fechados”, citou.

No dia anterior, gestores da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) estiveram reunidos com representantes do setor de alimentação e de construção do país vizinho. Os representantes da Sicos que estão no Chile são o diretor de micro e pequenas empresas, Fabiano Ceretta, a gerente de microempreendedor individual, Laryssa Schmitz, e o gerente de Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Papini. A comitiva catarinense é formada também pela coordenadora de Inteligência Internacional, Liana Ziliotto, representando o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, e funcionários da Univali.

O diretor de micro e pequenas empresas, Fabiano Ceretta, iniciou o dia na CTEC, um centro tecnológico que tem o objetivo de difundir tecnologias e inovação aberta, promovendo sinergias e colaboração no ecossistema da construção. “Esse é um espaço ímpar para conhecermos o mercado de construção Chileno e entendermos as necessidades deles em relação à matéria-prima. Santa Catarina é conhecida por ser uma produtora de madeira e aço e podemos contribuir com os nossos vizinhos. A CTEC também é um exemplo para nosso Estado, já que promove a digitalização e formação de capital humano com o objetivo de melhorar a sustentabilidade e a competitividade na construção e, consequentemente, na indústria”, explica.

Enquanto o diretor de micro e pequenas empresas estava em reunião na CTEC, a gerente de microempreendedor individual, Laryssa Schmitz, e o gerente de Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Papini iniciaram a agenda na Agencia Chilena para la Inocuidad y Calidad Alimentaria (ACHIPIA), vinculado ao Ministério de Agricultura do Governo Chileno.

Na ocasião, eles foram recepcionados por funcionários do órgão que apresentaram o trabalho realizado por lá. A ACHIPIA coordena e conduz o Sistema Nacional de Segurança e Qualidade Alimentar. Isto significa coordenar todos os intervenientes na cadeia alimentar; desde quem os produz, transforma e distribui, passando por quem os fiscaliza e fiscaliza, até chegarem aos consumidores.

Segundo a gerente de microempreendedor individual, Laryssa Schmitz, “a visita é importante para compreender a regulação do setor alimentar Chileno. Nós podemos incentivar micro e pequenas empresas do setor alimentício de Santa Catarina a exportarem para o país vizinho, mas também precisamos saber quais são as regras para isso”, diz.

Em seguida, os três representantes da Sicos participaram de uma reunião na Servicio Agrícola y Ganadero (SAG) com o objetivo de discutir regulamentação para exportação de bebidas alcoólicas. A SAG é o órgão oficial do Estado do Chile, encarregado de apoiar o desenvolvimento da agricultura, das florestas e da pecuária, através da proteção e melhoria da saúde dos animais e das plantas.

Para o gerente de Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Papini, “grande parte dos produtos exportados de Santa Catarina são provenientes da agricultura. As bebidas alcoólicas são resultantes de elementos naturais, como a cevada e a cana-de-açúcar. Nós temos ótimas micro e pequenas empresas de bebidas em nosso Estado que podem ser futuras exportadoras. Viemos aprender sobre a regulação Chilena para dar um start inicial nessas possíveis vendas”, diz.

Texto: Pablo Mingoti

Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço
48 98864‑3741‬ | comunicacao@sicos.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Murici Balbinot | Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts