Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. SC lança Política Estadual...

SC lança Política Estadual de Alfabetização para os primeiros anos do Fundamental e EJA

Para garantir a alfabetização efetiva de crianças, jovens, adultos e idosos não alfabetizados, a Secretaria de Estado de Educação lançou, nesta quarta, dia 16, na Capital, a Política de Alfabetização para a rede estadual de ensino. O objetivo é ampliar o direito de aprendizagem da escrita e da compreensão de leituras para os estudantes.

A implementação da Política prevê oito ações. Uma delas é garantir a estrutura necessária para a alfabetização de crianças e jovens. Para isso, o Estado investiu cerca de R$ 54 milhões no projeto Ambientes Alfabetizadores, que incluem parques de recreação, kits de livros de literatura infantil e de incentivo à leitura, porta-livros, tapetes e almofadas, móveis escolares coletivos e coloridos e jogos didáticos para o 1° e o 2° ano do Ensino Fundamental. 

 A garantia de implementação do Currículo Base também está contemplada no documento. Em 2022, o Governo do Estado adquiriu livros técnicos e formou professores alfabetizadores. Também haverá formação continuada e estudos e pesquisas sobre alfabetização. A Política também prevê a criação de uma plataforma interativa digital para compartilhamento de experiências e materiais e para avaliação da aprendizagem de leitura.

O secretário da Educação, Vitor Balthazar, dá mais detalhes sobre a Política de Alfabetização:

SONORA

Segundo o IBGE, em 2019 Santa Catarina tinha a segunda menor taxa de analfabetismo do Brasil, de 2,3%, atrás apenas do Rio de Janeiro. Atualmente, a taxa é menor ainda, de 2%, para a população de até 15 anos. Com a implementação da Política, o Estado pretende ampliar ainda mais as taxas de alfabetização em todas as idades.

A criação da Política de Alfabetização ainda garante a efetivação de duas metas do Plano Estadual de Educação: alfabetizar todas as crianças com seis ou, no máximo, até oito anos; elevar, para 98%, a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais, além de reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support