Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. SC Inter-Hospitalar atinge marca...

SC Inter-Hospitalar atinge marca histórica com mais de 2,3 mil transferências em 2023

O Serviço SC Inter-Hospitalar, gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), atingiu a marca histórica de 2.345 transferências em 2023. Um aumento de 38% no número de transferências, comparado às 1.456 feitas em 2022. Os dados demonstram que o serviço está sendo fortalecido e se estabelece como um importante agente na liberação e rotatividade dos leitos de emergência e na ocupação de leitos de UTI com agilidade e segurança, proporcionando à população catarinense mais saúde de qualidade.

O superintendente de Urgência e Emergência, Marcos Antonio Fonseca, explica a importância do serviço. “A SC Inter Hospitalar complementa o serviço que até então só era realizado pelas ambulâncias do Samu. Quando uma ambulância Inter Hospitalar está fazendo uma transferência, temos a certeza de que uma UTI Móvel do Samu está disponível para atendimento de urgência pré-hospitalar. Desta forma, a SC Inter Hospitalar desponta duplamente em importância, uma vez que organiza o fluxo de pacientes graves para os devidos leitos de UTI e exames de alta complexidade, e apoiando o Samu que disponibiliza a unidade móvel para os atendimentos primários de urgência e emergência”.

O serviço realiza transferências de pacientes graves para leitos de UTI, de gestantes com necessidade de suporte de UTI Neonatal e proporciona apoio às equipes do serviço aeromédico.

Atendendo as macrorregiões, a Inter-Hospitalar conta com cinco ambulâncias avançadas de UTI Móvel, distribuídas nos municípios: Araranguá, Chapecó, Florianópolis, Joinville e Lages. Neste mês, foi iniciada a implantação da sexta unidade no município de Joaçaba para atender toda a região Meio Oeste, que compreende 53 municípios.

No ano de 2023, a frota de ambulâncias foi renovada com nove veículos, sendo que uma delas foi projetada para transporte de paciente portador de obesidade mórbida, única unidade projetada no Brasil. Além disso, o serviço recebeu novos cardioversores e incubadoras.

Com a implantação gradativa das unidades e considerando a grande demanda do serviço, já foram realizadas 4.126 transferências de pacientes desde a sua implantação em 2021. “Nota-se que a necessidade por transportes inter-hospitalares é crescente nos serviços de saúde, principalmente para desafogar as demandas nos serviços de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel e garantir melhor assistência ao tratamento do paciente”, conclui a coordenadora do serviço, enfermeira Mariane Muller.

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel e Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support