SC fecha 1ª fase das coletivas com quatro escolas classificadas
Quinta-feira, 13, em João Pessoa (PB), foi o dia de conhecer todos os times classificados às semifinais das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude 15 a 17 anos. Ao fim da rodada e da primeira fase das disputas dos oitos times de Santa Catarina, quatro chegaram às semifinais.
Os adversários das escolas catarinenses serão conhecidos por meio do boletim oficial a ser divulgado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), organizador do evento. A delegação de Santa Catarina nos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa é gerenciada pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte.
Santa Catarina se classificou com o futsal feminino da Escola Estadual Leopoldo Guerreiro, de Bombinhas; o handebol masculino do Satc, de Criciúma; o handebol feminino do Colégio Etevi, de Blumenau; e o vôlei masculino da Escola Estadual Valdete Piazeira, de Jaraguá do Sul.
Foram desclassificados o futsal masculino da Escola Estadual João Gaya, de Luis Alves; o vôlei feminino da Escola Estadual Francisco Mazzola, de Nova Trento, e os dois basquetes. No masculino, saiu o Colégio Bom Jesus Santo Antônio, de Blumenau, e no feminino, o Colégio La Salle Peperi, de São Miguel do Oeste.
Rodada tensa para os catarinenses
A quinta-feira foi bastante tensa para as escolas catarinenses que sonhavam com uma classificação em João Pessoa. O handebol masculino do Satc, de Criciúma, com uma vitória e uma derrota na competição, precisava vencer para ir à semifinal do torneio e conseguiu o objetivo após a vitória apertada de 21 a 20 diante do Colégio Anglo Líder, de Pernambuco.
O vôlei feminino da Escola Estadual Francisco Mazzola, de Nova Trento (atual campeão da modalidade e grande favorito), com uma vitória e uma derrota na competição, precisava vencer o Colégio Regina Mundi, do Paraná, e torcer por uma combinação de resultados. Mas em quadra, não foi bem: perdeu por 2 a 0, com parciais de 25 a 19 e 25 a 22, sendo eliminado.
Meninas do futsal tiveram dificuldades
Situação parecida vivenciou o futsal masculino da Escola Estadual João Gaya, de Luís Alves. Com uma vitória e uma derrota, precisava vencer o Colégio Percepção, do Rio de Janeiro, mas não conseguiu o objetivo, pois perdeu por 5 a 4. O time começou na frente, mas depois deixou os cariocas se imporem em quadra.
As escolas catarinenses que entraram na rodada já classificadas por antecipação no feminino do handebol e do futsal venceram seus jogos. No handebol, as meninas do Colégio Etevi, de Blumenau, passaram fácil sobre o Colégio Estadual Buriti, de Tocantis: 23 a 10 e somaram três jogos e três vitórias.
Já as estudantes do futsal feminino da Escola Estadual Leopoldo Guerreiro, de Bombinhas, tiveram mais dificuldade em vencer o Colégio Certo, do Distrito Federal. Só conseguiram na disputa dos pênaltis: 4 a 3, depois de um 4 a 4 no tempo normal.
O vôlei masculino da Escola Estadual Valdete Piazeira, de Jaraguá do Sul, já classificado com duas vitórias no torneio, entrou em quadra relaxado e perdeu por 2 a 1 para o Colégio Campos Salles, de São Paulo. Os catarinenses iniciaram vencendo por 25 a 22, mas depois permitiram a virada: 25 a 20 e 15 a 11 no set desempate.
O basquete masculino e feminino, já desclassificados com duas derrotas, só entraram em quadra com o objetivo de vencer e se manterem na primeira divisão. E conseguiram o objetivo. Os meninos do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, de Blumenau, venceram o Colégio Pastor Dohms, do Rio Grande do Sul, por 61 a 42. E as meninas do Colégio La Salle Peperi, de São Miguel do Oeste, passaram pelo Colégio 2001, de Pernambuco: 68 a 53.
Informações adicionais para a imprensa
Antônio Prado
Assessoria de Imprensa
Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte
Fone: (48) 3665-6126/ (48) 99949-5255
E-mail: prado@fesporte.sc.gov.br
Site: www.fesporte.sc.gov.br