Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. SC domina no primeiro...

SC domina no primeiro dia de disputa dos 22º Jogos Abertos Brasileiros (JABs)

Atletas de Santa Catarina já conquistaram oito ouros, cinco pratas e três bronzes na disputa de 11 provas

 

 

 

Santa Catarina dominou o primeiro dia de disputa dos 22º Jogos Abertos Brasileiros (JABs), que ocorrem até terça-feira (4), em Criciúma. Nesta sexta-feira, foram entregues as primeiras medalhas de natação, atletismo e judô – modalidades que se encerram neste sábado (1º). Também começaram os jogos de handebol, basquete, futsal e vôlei, mas as equipes catarinenses só entrariam à noite em quadra.

Somente pela manhã, os atletas de SC conquistaram oito ouros, cinco pratas e três bronzes na disputa de 11 provas. O Estado somente não subiu ao pódio nos 5 mil metros rasos masculino. Entre as mulheres, Anne Caroline da Silva, de Rio do Sul, foi campeã do lançamento do disco com a marca de 46,86m – a segunda colocada, também catarinense, fez 37,42m. No salto em altura, Iara Crepaldi, de Criciúma, venceu com 1,55m; e o salto em distância deu ouro para Luana Pereira, de Ibirama, com 5,65m. Nos 100m rasos feminino, Tamiris de Liz, atleta de Joinville que foi reserva da equipe de atletismo do Brasil nas Olimpíadas de 2012, confirmou o favoritismo com o tempo de 11s61.

No masculino, pela manhã, outras quatro medalhas de ouro. Ramiris Lopes, de Criciúma, venceu o salto em distância com 6,99m; e Luis Henrique Schneider, de Ibirama, ganhou o lançamento de disco ao marcar 55,08m. Nas disputas de velocidade, Haiko Bruno Zimmermann, de Blumenau, levou o ouro nos 100m rasos com 10,44m e Luy Maurick de Lima, de Caçador, venceu os 800m com o tempo de 1m57seg. A vitória foi muito comemorada por Luy. “Estou muito feliz. Precisava disso. Voltei lesionado do Mundial Juvenil de 2011 e não estava conseguindo uma boa sequência de treinos. Essa vitória agora me motiva a seguir adiante”, desabafou o atleta que conquistou a prata nos dois últimos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). À tarde, Santa Catarina ainda ganhou mais 12 medalhas de ouro, quatro de prata e oito de bronze.

No judô, também prevaleceu a força dos catarinenses. No dia dos confrontos individuais, Santa Catarina ganhou seis medalhas de ouro e duas de prata no masculino; e seis de ouro, uma de prata e uma de bronze no feminino. Neste sábado, último dia da modalidade, ocorrem as lutas por equipe.

Na natação, realizada na piscina do Clube Mampituba, 18 provas ocorreram nesta sexta-feira e 10 estão programadas para o sábado – no encerramento da disputa. Nas provas disputas, os catarinenses conquistaram 14 medalhas de ouro. Na pontuação parcial do dia, SC lidera o masculino com 145 pontos, seguido por Goiás, com 82. No feminino, as catarinenses somam 125 contra 96 do Mato Grosso, em segundo lugar.

Os Jogos Abertos Brasileiros têm a finalidade de promover o intercâmbio esportivo entre os estados, proporcionar boas relações entre dirigentes, técnicos e atletas e apontar o surgimento de novos talentos no cenário desportivo nacional. Os JABs em Santa Catarina serão organizados pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte em parceria com a prefeitura de Criciúma.

Informações adicionais:
Eduardo Correia 
Fundação Catarinense de Esporte 
E-mail: eduardo@fesporte.sc.gov.br 
Telefone: (48) 3665-6127

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support