SC disputará Jogos Escolares da Junventude em Fortaleza com 157 atletas
Das 41 medalhas conquistadas por SC ano passado, 14 foram de ouro colocando o Estado como destaque da competição. Foto: RodrigoBraga/Arquivo
Em Fortaleza serão disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
Maior evento esportivo escolar do Brasil
No dia 2 de setembro viaja a primeira comitiva de estudantes catarinenses que disputarão as modalidades individuais. Já nos dias 6 e 7 viajam os demais atletas, estes das modalidades coletivas.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. É tido como referência internacional e, consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de 2 milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes. Em 2014, na etapa de Londrina, foram 4.660 pessoas envolvidas no evento, entre atletas, técnicos e dirigentes dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e cidade-sede.
Em 2014 SC conquistou 41 medalhas
Na edição do ano passado, em Londrina, Santa Catarina conquistou o recorde de medalhas: 41 no total. Foram 14 de ouro, 16 de prata e 11 de bronze ficando com Rio de Janeiro e São Paulo entre os destaques da competição (O COB não divulga o campeão geral nem quadro de medalhas por Estado).
Para o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, a participação de Santa Catarina sempre foi motivo de orgulho, já que competindo com os principais estados brasileiros tem conseguido se destacar. “Nos últimos anos nosso Estado sempre tem se destacado nesta competição nacional. Em Londrina, em 2014, tivemos uma catarinense que foi eleita a melhor atleta das modalidades individuais, a joinvilense Mariany Miyamoto (Colégio Bom Jesus/Joinville), na ginástica rítmica (conquistou 4 medalhas de ouro), além disso tivemos vários atletas convocados para seleções nacionais de suas modalidades, e isso é fruto de alegria e proporciona motivação para fazer um papel ainda melhor na competição deste ano”, destaca Kowalski.
Mais Informações para a imprensa:
Antonio Prado
prado@fesporte.sc.gov.br
(48) 9696-3045