Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Santa Catarina discute Reforma...

Santa Catarina discute Reforma Tributária e finanças dos Estados na sétima edição do Cosud

Santa Catarina participa dos painéis e grupos de trabalho que colocam em discussão a Reforma Tributária e as finanças dos Estados na 7ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), iniciado nesta quinta-feira, 2, no Rio de Janeiro.

Além do governador Jorginho Mello, estão presentes no evento os secretários de Estado Cleverson Siewert (Fazenda), Edgar Usuy (Planejamento), Moisés Diersmann (Administração) e Carmen Zanotto (Saúde). A programação desta sexta-feira, 3, tem como tema principal Reforma Tributária: construindo a reforma necessária.

A conferência propõe um debate sobre os impactos da Reforma Tributária. Autoridades e técnicos dos sete Estados que integram as duas regiões entendem que o novo modelo tributário em discussão simplificaria o atual sistema, reduzindo a carga de impostos e aumentando a arrecadação. Durante o evento também foi defendida a criação de um fundo de compensação de perdas de Estados e municípios, assim como a mudança de tributação do ICMS da origem para o destino.

“É uma grande oportunidade estar reunido, interagindo e trocando experiências com vários estados e pessoas do mercado para aprimorar cada vez mais nosso processo de entendimento da economia e de gestão estadual. A Reforma Tributária é um tema absolutamente urgente para o nosso país, que tem mudanças expressivas sendo trabalhadas, com reflexos na economia, na população catarinense e no Brasil como um todo. Cada vez mais se percebe que a convergência de informações, a convergência de vontades está acontecendo. Temos esperança que isto possa se traduzir em retornos positivos para o nosso país”, destacou o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert.

Em uma das reuniões temáticas, os secretários estaduais defenderam a cooperação técnica e operacional entre os Estados para a melhoria das administrações tributárias e do ambiente de negócios para os contribuintes das regiões Sul e Sudeste. Já no âmbito da gestão financeira, o destaque foi a dívida dos Estados com a União.

Ainda na tarde desta sexta, o governador Jorginho Mello e os demais governadores presentes no evento se reunirão no Palácio Guanabara com o presidente da Fundação Getulio Vargas (FGV), Carlos Ivan, e representantes das Federações das Indústrias dos Estados do Sul e do Sudeste. Em seguida, os chefes de Estado farão um pronunciamento à imprensa.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support