Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. SC bate recorde no...

SC bate recorde no valor da produção e das exportações da agropecuária em 2022, aponta Epagri

No ano de 2022, Santa Catarina bateu o recorde histórico no Valor da Produção Agropecuária (VPA) e, também, no faturamento das exportações do agronegócio.

Conforme levantamento do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), o VPA catarinense de 2022 chegou a R$ 61,4 bilhões. Houve um crescimento de 13,9% em relação ao ano anterior.
Já as exportações do agronegócio movimentaram US$ 7,5 bilhões, 8,5% a mais do que em 2021.

Esses e outros dados integram a 43ª edição da Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina, publicação da Epagri/Cepa lançada nesta segunda-feira, 29 de maio.

Para o governador Jorginho Mello, toda esta produção e exportação é resultado de muito trabalho, em especial do homem do campo e uma produção catarinense é cobiçada por países do mundo todo.

O analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Luiz Toresan avalia este recorde para o Estado:

SONORA

Os principais produtos, em valor exportado, foram as carnes de frango e derivados, carnes de suíno e derivados madeira e obras de madeira, produtos do complexo soja além de papel e celulose.
Juntos, eles representaram 81% do valor total das exportações do agronegócio.

Repórter: Kenia Casagrande

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support