Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Saúde única: trabalho da...

Saúde única: trabalho da Cidasc em sanidade animal reflete na saúde humana

O dia 6 de julho foi instituído pela Organização Mundial da Saúde como Dia Mundial das Zoonoses, que são doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos.

Entre elas, estão a raiva, a tuberculose, a brucelose e o mormo, doenças que no estado são combatidas pela área de Defesa Sanitária Animal da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina.

A Cidasc desenvolve programas sanitários específicos para controle e prevenção destas doenças, que sempre começa com a orientação aos produtores

Para combater a raiva, por exemplo, a Cidasc realiza a captura de morcegos e faz diversas atividades de educação sanitária, enfatizando as medidas preventivas.

Outro destaque é o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina (PNCEBT), implementado pela Cidasc em Santa Catarina. Ambas as doenças podem ser transmitidas pelo leite não fervido nem pasteurizado de animais contaminados e pelo contato dos tratadores com secreções dos animais.

A presidente da Cidasc, Celles de Matos, explica o conceito de saúde única que envolve o Dia Mundial das Zoonoses e ressalta a importância do trabalho da Companhia para a sanidade animal e dos seres humanos em Santa Catarina:

SONORA

Mais informações em estado.sc.gov.br/noticias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support