Saúde SC recebe equipe técnica do CONASS para fortalecer centro de inteligência e análise de dados

Fotos: Robson Valverde Ascom/SES
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu a visita da equipe técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) nesta segunda e terça-feira, 31 de março e 1º de abril, onde foi apresentada a estrutura para análise dos dados da Saúde catarinense. Foram realizados encontros na sede da pasta, em Florianópolis, para conhecer o Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS de Santa Catarina (CIEGES/SC), a fim de estruturar um sistema eficiente para a coleta e análise de dados, visando melhorar a tomada de decisões.
“A visita do CONASS para debater o Centro de Informações de Santa Catarina é fundamental para avançarmos na qualificação das informações produzidas a partir dos dados coletados na área da saúde. O governador Jorginho Mello sempre ponderou a importância do planejamento na saúde, para que a execução seja acompanhada, monitorada e avaliada adequadamente, tanto para o gestor quanto para os trabalhadores de saúde e para a sociedade em geral”, destaca o secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Diogo Demarchi, sobre a importância da troca de saberes.
Desde março de 2024, a SES implementou o portal de informações em saúde do CIEGES/SC para dar mais transparência, facilitar o acesso aos dados e a tomada de decisão. A plataforma digital, acessível à sociedade em geral, está em constante evolução e traz informações epidemiológicas, dados estatísticos e estudos sobre a saúde pública catarinense.
“Essa troca foi importante porque o CONASS traz experiências da rede CIEGES nacional, ou seja, de outros Centros de Informação criados em todo o Brasil. Dessa forma, podemos aproveitar e nos inspirar nas experiências de outros locais para poder fortalecer nosso CIEGES”, explica Eduardo Macário, coordenador do CIEGES/SC.

O CONASS desenvolveu e disponibiliza o painel do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (CIEGES) visando facilitar o acesso a um conjunto de informações a fim de subsidiar a tomada de decisão e a consulta de dados. Os projetos expostos pelo CONASS incluem plataformas de georreferenciamento de arboviroses, como dengue e chikungunya, para monitoramento de epidemias; um sistema para mapeamento de todas as unidades de saúde catarinenses, visando o planejamento de ações e atualizações; e uma ferramenta para identificar áreas de risco hidrogeológico, permitindo a identificação de populações vulneráveis e o desenvolvimento de planos de contingências.
Para o gerente do CIEGES/CONASS, Sandro Terabe, é fundamental que a gestão pública e a área da saúde adotem processos digitais para aumentar a efetividade das ações e viabilizar a elaboração de políticas públicas com mais agilidade. “Um dos nossos papéis é apoiar os estados na construção dos Centros de Inteligência e compartilhar experiências exitosas que estão sendo implementadas em diferentes estados, para criar uma rede colaborativa no processo de construção de respostas e processos inovadores”, afirma.
A visitação também tratou da construção de uma sala de situação, com um espaço físico adequado para a coleta e análise de dados. Outro ponto discutido foi a necessidade de desenvolver um portal de inteligência que centralize todas as informações e painéis de dados da SES, para gestores e público geral.
Mais informações:
Victória Lopes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Nos siga no instagram @saude.sc